Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 05 e 06 de outubro, a pintura de grafites em muros de duas escolas municipais de Cachoeirinha (RS). Os alunos da E.M. Maria Fausta Teixeira, no bairro Vila Marcia, e da E.M. Professor Ivo Antônio Rech, do Parque Mal. Rondon, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista André Bart, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.
O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de Cachoeirinha (RS), professores das duas escolas participaram, em agosto, de uma oficina sobre “Respeito às Diferenças”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto contou com a participação de 1.080 alunos e 17 professores, resultando em um total de 92 desenhos inscritos. O projeto Cores do Amanhã em Cachoeirinha tem o apoio do Instituto CCR, na região da CCR ViaSul, parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos Ellen Pereira, da E.M. Maria Fausta Teixeira, e Matheus Yago Vieira, da E.M. Professor Ivo Antônio Rech. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de André Bart, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.
Alunos em frente à parede grafitada da E.M. Professor Ivo Antônio Rech.
Créditos: Carlos Pereira / Horizonte
Alunos e professores estiveram engajados nas atividades durante os últimos meses, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. Maria Soares, professora de Artes da E.M. Maria Fausta Teixeira, apresentou em sala de aula telas como Tarsila do Amaral e outros trabalhos com a temática, e pôde sentir a execução da sua profissão: "O dia de hoje foi maravilhoso, primeiro porque fomos brindados com o sol, depois de tanta chuva. E agora, a experiência. A gente que trabalha com arte, uma coisa é trabalhar a teoria da cor, da mistura de cores, e outra coisa é eles mexerem com a mistura, produzem tons de cor de pele, realizarem na prática. Eles passaram o dia com essa vivência, da questão das cores e da experiência do grafite”.
A inspiração de Ellen Pereira, 14 anos, das peças de quebra-cabeça, onde “cada peça representa um tipo de pessoa, e no final todas elas tão se unindo, para demonstrar como a sociedade deveria ser, respeitando as diferenças”, explica. E fica realizada com a oportunidade oferecida pelo projeto: “Qualquer artista gostaria de ter uma grande obra sua exposta, principalmente no muro de uma escola assim. O ambiente fica mais agradável quando tem várias cores e, principalmente, com a mensagem que tem por trás”.
De acordo com a UNESCO, o Brasil possui uma enorme diversidade criativa de expressões culturais, e sua diversidade cultural pode ser uma questão central para o desenvolvimento de projetos no país, especialmente voltados para os Povos Indígenas e os Afrodescendentes. Ao abordar discussões sobre diversidade, igualdade, necessidades especiais, bullying e questões racial e de gênero, o Cores do Amanhã incentiva a criação de ações que promovam a gentileza à toda a comunidade.
O projeto Cores do Amanhã em Cachoeirinha tem o apoio do Instituto CCR, na região da CCR ViaSul, parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
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