Sábado, 24 de Julho de 2021 23:40
51 98419-1295
Cidades Caxias do Sul / RS

Trotes dificultam trabalho de fiscalização contra aglomerações em Caxias do Sul

Diretor de Fiscalização afirmou que informações falsas representam cerca de 20% do total de denúncias.

02/04/2021 18h01
263
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Diretor de Fiscalização afirmou que informações falsas representam cerca de 20% do total de denúncias | Foto: Andréia Copini / Divulgação / CP
Diretor de Fiscalização afirmou que informações falsas representam cerca de 20% do total de denúncias | Foto: Andréia Copini / Divulgação / CP

Há mais de um ano atuando no combate a proliferação do coronavírus em Caxias do Sul, as equipes de fiscalização do cumprimento das regras de distanciamento social têm também se confrontado com o alto número de trotes que acabam sendo mais um obstáculo para a realização do trabalho.

O diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, informa que o volume de denúncias falsas  sobre o não cumprimento das regras de distanciamento social cresceu muito nos últimos tempos. Ele estima que cerca de 20% das denúncias recebidas são falsas.

“Quando nos deslocamos para verificar uma denuncia, e depois constatamos que não era verdadeira, estamos deixando de fiscalizar um local onde a aglomeração realmente está acontecendo, e onde o vírus pode estar se propagando”, lamenta Lazzarotto.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, nos casos que haja reincidência de trote, a pessoa poderá ser enquadrada no artigo 340 do Código Penal, referente à comunicação falsa de crime ou contravenção. A pena varia de seis meses a um ano ou aplicação de multa.

“Se necessário, temos como identificar a pessoa que está fazendo trotes. Faremos um BO na Polícia Civil e a pessoa poderá ser responsabilizada criminalmente”, alerta.

Rodrigo Lazzarotto disse que alguns casos, as denúncias não são trotes, mas chegando ao local, por vezes são casos de perturbação de sossego ou até desavenças entre vizinhos e alguém aciona a fiscalização que não tem como atuar sobre esse tipo de situação.

A partir da noite deste sábado, os telefones funcionais da prefeitura de Caxias do Sul estarão temporariamente desativados. Por essa razão, das 18h de sábado (03) até 8h de segunda-feira (05), denúncias de aglomerações deverão ser feitas no telefone 153, da Guarda Municipal, que irá encaminhar as informações para as equipes de fiscalização. A partir de segunda, as denúncias podem ser feitas no 156.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.