Sexta, 23 de Outubro de 2020
51 98419-1295
Política Caxias do Sul / RS

10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul

Período de convenções encerrou-se na quarta-feira. PSL ainda não anunciou se terá candidato a prefeito ou não.

17/09/2020 22h49 Atualizada há 1 mês
226
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Pioneiro - Grupo RBS
10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A convenção do Republicanos, no final da tarde de quarta-feira, confirmou o 10º candidato à corrida eleitoral para a prefeitura de Caxias na eleição deste ano. O último indicado para concorrer a prefeito foi o presidente municipal do partido e ex-secretário do governo de Daniel Guerra, Júlio César Freitas da Rosa, com o vereador Chico Guerra para vice.

Assim foi complementado o cenário eleitoral caxiense, com a confirmação de 10 candidatos à prefeitura. É o maior número de postulantes em eleições para o Executivo em Caxias do Sul, situação que se deu em parte pela impossibilidade este ano de coligações entre partidos para a disputa à Câmara de Vereadores. Dessa forma, lançar candidaturas próprias à prefeitura reforça a chance de conquista de cadeiras no Legislativo pela visibilidade à sigla. Maior número de candidatos também favorece a pluralidade de ideias e de visões sobre a cidade, seus problemas e soluções, e sobre prioridades. O debate será ampliado durante a campanha deste ano, que começa no dia 27 de setembro.

No período pré-convenções, algumas candidaturas de partidos menores foram lançadas, também com o objetivo de fortalecer siglas para a disputa de vagas no Legislativo. Durante algum tempo, chegou a haver 14 pré-candidaturas. Mas campanhas são caras e, na reta final das convenções, foram sendo feitas depurações, que se refletiram em desistências, até se chegar à confirmação de 10 candidatos

Seis partidos concorrem com chapas puras, isto é, com nomes próprios para prefeito e vice. São eles o PSDB, o Patriota, o Novo, o Podemos, o PL e o Republicanos. O PSDB, no entanto, formou coligação. O Patriota tem o apoio do PRTB. Os outros quatro partidos não formaram alianças e correm sozinhos na disputa. As demais chapas são fruto de composições por meio de alianças e outros apoios. O PDT concorre em parceria com o PP; o MDB forma chapa com o PSB; o PT com o PCdoB; e o DEM com o PSD.  

Ainda há uma variável que está em aberto no cenário eleitoral caxiense. É o PSL, que realizou convenção no sábado, quando decidiu por não lançar candidato a prefeito nem apoiar chapa alguma à prefeitura. O partido, no entanto, passou a emitir ainda na quarta-feira, último dia para convenções, sinais de que poderia rever essa posição e lançar candidato. O presidente estadual da legenda, deputado federal Nereu Crispim, infomou nesta quinta-feira que o PSL caxiense fez convenção na quarta-feira à noite, mas não detalha o resultado. A sigla em Caxias também não fala, dizendo que não está autorizada a divulgar decisão do partido.

Os 10 candidatos

Novo: Marcelo Slaviero (para prefeito) e Cesar Bernardi (para vice). Concorre sem aliança.

PSDB: Adiló Didomenico (para prefeito) e Paula Ioris (para vice). Ambos do PSDB. O partido tem apoios do PTB, Solidariedade, PSC e PROS.

MDB/PSB: Carlos Búrigo (MDB, para prefeito) e Elói Frizzo (PSB, para vice). Apoios de Avante e Cidadania.

PT/PCdoB: Pepe Vargas (PT, para prefeito) e Claudio Libardi Júnior (PCdoB, para vice). Apoio do PSOL.

PDT/PP: Edson Néspolo (PDT, para prefeito) e Edson da Rosa (PP, para vice). Apoios de PV e Rede.

Podemos: Antonio Feldmann (para prefeito) e Odir Ferronato (para vice). Concorre sem alianças.

DEM/PSD: Vinicius Ribeiro (DEM, para prefeito) e Kiko Girardi (PSD, para vice).

PL: Renato Nunes (para prefeito) e Priscila Vilasboa de Abreu (para vice). Concorre sem alianças.

Patriota: Nelson D'Arrigo (para prefeito) e Andréia Garbin (para vice). Ambos do Patriota. Apoio do PRTB.

Republicanos: Júlio César Freitas da Rosa (para prefeito) e Chico Guerra (para vice). Concorre sem alianças.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.