Na tarde de quarta-feira, 4 de setembro, um novo conflito foi registrado na Terra Indígena do Carreteiro, em Água Santa. Grupos rivais entraram em confronto, o que resultou na intervenção das forças de segurança pública para conter a situação. O Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo foi acionado para acompanhar a ocorrência.
O embate teria se intensificado quando um dos grupos tentou retirar móveis e expulsar os opositores da área. Além da intervenção da Brigada Militar, o Conselho Tutelar também estava presente, devido a uma denúncia envolvendo crianças do grupo rival. A situação escalou quando disparos de armas de fogo foram ouvidos na área, causando grande agitação entre os moradores.
Dois indígenas foram feridos por tiros durante o confronto e precisaram ser encaminhados ao Hospital de Tapejara.
Além dos disparos, houve o lançamento de rojões, o que aumentou ainda mais a tensão. As autoridades continuam monitorando o local para manter a ordem e a segurança na região.
Uma reunião entre lideranças indígenas e a FUNAI está marcada para esta quinta-feira, 5 de setembro. A situação também foi formalmente comunicada à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, que irão acompanhar o caso e tomar as devidas providências.
Com informações da Rádio Lagoa.
Mín. 17° Máx. 28°