Terça, 01 de Setembro de 2026

Na Expointer, Augusto Cury defende o agronegócio e a pacificação nacional

Candidato à presidência pelo Avante cobrou maior cobertura de seguros para produtores rurais e se apresentou como alternativa para superar a polarização política no país.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
01/09/2026 às 13h49
Na Expointer, Augusto Cury defende o agronegócio e a pacificação nacional
Augusto Cury esteve acompanhado da esposa Suleima Cabrera Farhate Cury Foto : Mauro Schaefer

O candidato à presidência da República Augusto Cury (Avante) visitou a Expointer na manhã desta terça-feira (1º). Cury esteve acompanhado pelo candidato ao governo do Estado, Marcelo Maranata (PSDB), e por sua esposa, Suleima Cabrera Farhate Cury.

Durante sua passagem, ele abordou questões críticas, como a carência de seguros agrícolas, o endividamento do setor em decorrência da geopolítica atual e os severos impactos dos fenômenos climáticos no Rio Grande do Sul. Além disso, reafirmou valores que considera fundamentais, como a meritocracia, a eficiência do Estado, a livre iniciativa e a proteção ao direito de propriedade.

Augusto Cury destacou sua preocupação com a possibilidade de um super El Niño entre outubro e dezembro, um cenário que, segundo ele, exige atenção imediata e assistência do governo federal. "É necessário que o Brasil adote medidas de estocagem estratégica de alimentos para mitigar possíveis oscilações de preços."

Cury ressaltou que a Expointer é um exemplo do sucesso da produção brasileira. "O produtor rural enfrenta riscos elevados, arca com o estresse da incerteza climática, cambial e de insumos, e, infelizmente, conta com uma cobertura securitária insuficiente."

O candidato também destacou o potencial dos biocombustíveis — soja, etanol, cana e milho — como vetores de controle de preços e rentabilidade para o produtor. "É alarmante que o custo do crédito para a atividade agrícola seja, por vezes, proibitivo, beirando os 20% em recursos livres. Precisamos de uma política que reconheça a dignidade do produtor."

Por fim, Cury defendeu a pacificação nacional. "Meu pensamento é pautado pelo liberalismo econômico, mas meu coração é social. Como psiquiatra, compreendo as dores das famílias e desejo que o Brasil supere a polarização, unindo-se sob um único propósito: a prosperidade da família brasileira."

Sobre a segurança pública, defendeu a valorização das forças policiais através de um ecossistema integrado e a modernização das instituições, incluindo a limitação do mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em relação ao contato com o governador Eduardo Leite, o candidato expressou seu apreço e enviou um cumprimento especial ao gestor gaúcho. "Eduardo Leite disse que sou a via da pacificação; vários outros governadores me falaram a mesma coisa. Vamos montar um time de ouro para comandar o Brasil."

Em sua visita ao Estado, Cury visitou estandes de entidades, conversou com expositores e com o público, em sua maioria estudantes. A agenda foi finalizada com um almoço realizado após reunião com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Antônio Velho Lopes.