Sexta, 18 de Julho de 2025
Agricultura Piauí

Quitanda da SAF marca presença no Festival Cultural de Cocais em São João do Arraial a partir desta sexta (4)

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participará do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Territórios Cocais, n...

03/07/2025 às 22h42
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participará do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Territórios Cocais, no município de São João do Arraial. O evento faz parte da programação do 20º Festival Cultural dos Cocais e ocorrerá de sexta (4) a domingo (6), a partir das 17h, na Rua Benedito Amaro, próximo ao Centro Cultural de São João do Arraial.

Continua após a publicidade

O objetivo é promover a atividade e garantir uma renda melhor aos trabalhadores rurais através da comercialização dos produtos. O festival reunirá cooperativas e associações de agricultores familiares de diversos municípios, como Teresina, São João do Arraial, Esperantina, Batalha, Piracuruca e Piripiri.

Continua após a publicidade

Dentre as associações, estarão presentes o Centro Cocais, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João do Arraial, Associação de Mulheres Artesãs de Esperantina, Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu, entre outros, além das secretarias municipais da agricultura familiar.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirlys Silva / SAF

Dentre os produtos da Quitanda, o público poderá encontrar hortaliças, frutas, verduras, mel, azeite de coco babaçu, mesocarpo do babaçu, crochê, tapetes, bonecas de pano, bolsas de palha, carnes e diversos outros.

Segundo o coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, o evento, que reúne diversas manifestações culturais do Piauí, incorporou a temática da agricultura familiar devido ao potencial de produção e consumo no estado.

“Sabemos que a agricultura familiar tem muito potencial, tendo em vista que 70% do que consumimos é produzido pela atividade, e no território Cocais não é diferente. Iremos contar com mais de 30 instituições do Piauí, que trabalham com a agroecologia, economia solidária, atividades sustentáveis, entre outros. É um momento muito importante e que acredito que só enriquecerá a agricultura familiar”, disse.