As passagens de ônibus intermunicipais da Serra Gaúcha devem sofrer reajustes a partir da próxima semana. O reajuste será de 14,3% e surge para acompanhar a Revisão Tarifária de 2024, que foi definida na última terça-feira (11), sendo publicada no Diário Oficial do Estado.
A adequação dos valores é justificada pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) pelo histórico de reajustes monetários. Pois, conforme os dados, o último reajuste tarifário tinha acontecido em 1° de novembro de 2023. A alteração deve ser sentida por cerca de 3,5 mil passageiros que utilizam diariamente a modalidade de transporte. Mensalmente, a Serra movimenta cerca de 103 mil passageiros.
Hoje, as empresas que atendem a região são a Caxiense, Bento, Monte Belo, Ozelame, Santo Antônio e São Marcos. Vale ressaltar que o valor reajustado pela revisão tarifária está dentro dos direitos das empresas e passa a ser aplicada, especificamente, sobre a tarifa de todas as linhas que operam no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.
A aprovação do valor passa pelo Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e deve ser registrado a partir de segunda-feira (17).
Mín. 18° Máx. 27°