Quarta, 19 de Março de 2025
19°

Parcialmente nublado

Porto Alegre, RS

Geral Cambará do Sul

Cão de caça cai 130 metros em cânion no RS e é resgatado com ajuda de GPS preso à guia, diz bombeiro

Animal foi encontrado na manhã de segunda-feira (10). Caso aconteceu no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. Corpo de bombeiros de Canela auxiliou na operação.

12/03/2025 às 20h12
Por: Equipe de Redação Fonte: g1 RS
Compartilhe:
Cão cai 130 metros em cânion no RS e é resgatado com ajuda de GPS preso à guia — Foto: Bombeiros de Canela/ Divulgação
Cão cai 130 metros em cânion no RS e é resgatado com ajuda de GPS preso à guia — Foto: Bombeiros de Canela/ Divulgação

Um cão de caça da raça galgo foi resgatado após despencar cerca de 130 metros em um cânion no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul. O resgate, realizado por bombeiros do município e também de Canela, na segunda-feira (10), só foi possível devido ao GPS preso à guia do animal, que permitiu à equipe localizar o ponto onde o cão estava.

Continua após a publicidade

De acordo com o sargento Roger Martins, comandante da guarnição da operação, o incidente teve início no último sábado (8), quando "deram falta do animal", pertencente a um caçador profissional.

Continua após a publicidade
 

O Corpo de Bombeiros de Canela foi acionado no domingo (9). No entanto, foi na manhã de segunda-feira, com a chegada da equipe no Cânion Fortaleza, que o trabalho de resgate teve início.

Continua após a publicidade

A equipe indentificou o local exato onde o animal estava a partir do GPS na coleira do cão, apelidado "Cabeça".

"O local não tem sinalização, não tem iluminação, não tem nem GPS, não tem nem forma de acessar internet. Só o GPS mesmo via satélite. Então, como tu perde a orientação, a gente acabou não fazendo a operação noturna. Identificamos o problema e, na primeira hora da manhã, logo quando nasceu o dia, estávamos na operação", explica Martins.

A ação utilizou técnicas de rapel e um sistema de polias para garantir a subida segura.

O sargento relata que, apesar de "Cabeça" ter caído os 130 metros em um terreno inclinado, foi encontrado "saudável", sem fraturas.

"O cão caiu primeiro em uma altura de 30 metros e, depois, ele foi descendo. Ele caiu, desceu mais 30, caiu, desceu mais 20, e assim ele foi caindo", comenta.

O animal permaneceu cerca de 24 horas no local desde que a ocorrência foi registrada, conforme o Corpo de Bombeiros.

 

"A gente colocou o cão dentro de uma mochila pra proteger ele, e depois, via comunicação, via rádio, conseguimos fazer a ascensão, ou seja, subir com o cão", conta.

 

A operação de resgate, que envolveu uma equipe de oito pessoas - três bombeiros militares de Canela, dois bombeiros municipais de Cambará do Sul e três pessoas civis, nativas da região -, foi finalizada após cerca de uma hora e meia. O uso do GPS, que permitiu localizar rapidamente o cão, foi a chave para que desse certo:

 

"É uma situação inusitada porque o cão tinha um GPS. Se não tivesse o GPS, imagina descer a 130 metros de altura e não encontrar o animal. Não é comum um cão cair em um cânion", comenta Martins.
Cambará do Sul - RS
Sobre o município Notícias de Cambará do Sul - RS
Porto Alegre, RS Atualizado às 04h08 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qui 29°C 18°C
Sex 30°C 17°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 28°C 23°C
Seg 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes