Quarta, 23 de Abril de 2025
25°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Agricultura Piauí

SAF realiza entregas de mudas de caju e palma forrageira nos territórios Cocais e Carnaubais

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) finalizou, nesta sexta (28), a distribuição de mudas de caju e palma forrageira nos territórios Cocais e...

01/03/2025 às 10h20
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) finalizou, nesta sexta (28), a distribuição de mudas de caju e palma forrageira nos territórios Cocais e Carnaubais. As entregas aconteceram nos municípios de Esperantina e Campo Maior. Em janeiro, haviam sido entregues as sementes, e a SAF encerra o ano-safra com a entrega de 66.700 mudas de cajus.

Continua após a publicidade

As entregas fazem parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, que é executado pela SAF. O investimento para a distribuição de mudas de caju é de R$ 8 milhões em todo o Piauí, através do Fundo de Amparo à Pobreza Rural (Fecop). Está prevista, ainda, a entrega de 300 mil mudas de caju nos territórios Planície Litorânea e Entre Rios nas primeiras semanas de março.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

No ano safra 2024-2025, o programa que distribui sementes e mudas no Piauí está entregando 220 toneladas de feijão e milho, 80 toneladas de sementes crioulas de feijão e milho, sementes convencionais, 400 mil mudas de caju e 520 mil raquetes de palma forrageira, que está em processo inicial de entrega nos territórios.

O superintendente da SAF, Clébio Coutinho, afirma que a ação continuada irá beneficiar cerca de 700 agricultores, em especial famílias de baixo poder aquisitivo, que possuem dificuldade de acesso às sementes. Além disso, o projeto também visa repor áreas de cultivo do território piauiense.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O objetivo da entrega das mudas de caju é a reposição dos palmares no território piauiense. No Piauí, havia mais de 200 hectares de cajueiros cultivados, e entre 2008 a 2010, a área foi reduzida a quase metade da área. Para isso, o projeto vem no objetivo de repor as áreas perdidas nas regiões e municípios de maior vocação ao cultivo de cajus”, afirmou.

De acordo com o superintendente, desde o começo do programa, foi possível ver um número expressivo do resultado com a entrega dos insumos e ações de reposição das plantas.

“Fazendo uma avaliação do resultado, com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), percebemos um aumento da área plantada em algumas regiões, como a região de Picos, que vem crescendo. Então a SAF, por meio deste projeto, foi responsável por essa ampliação com a distribuição, além de outras ações como o crédito rural, que financia a implantação de áreas para cultivo da fruta”, finalizou.

Os agricultores interessados em adquirir mudas de caju, palma forrageira ou sementes devem procurar uma entidade pública, associação ou cooperativa parceira da SAF.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Porto Alegre, RS Atualizado às 13h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 26°

Qui 23°C 17°C
Sex 27°C 18°C
Sáb 29°C 18°C
Dom 22°C 16°C
Seg 21°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes