O mundo dos negócios está em constante evolução e, para pequenos empreendedores, acompanhar essas mudanças é um desafio: em qual rede estar? Quais ferramentas usar?
Aqui estão algumas abordagens que valem a pena conhecer para o seu empreendimento: SEO para pequenas empresas, como usar redes sociais e muito mais!
Uma ótima estratégia para um negócio iniciante é fazer vídeos curtos com pequenas peças de conteúdo, tutoriais, curiosidades e um pouco de humor. Esses vídeos trazem muita visualização e podem ajudar a espalhar o nome da sua empresa.
Você pode começar com o Instagram, que permite esse tipo de conteúdo tanto nos stories quanto no Reels. Depois, pode repostar esses conteúdos em outras plataformas, como Facebook Reels, YouTube Shorts, TikTok e Kwai. Os vídeos já estão prontos, é só compartilhá-los nas outras plataformas.
O Facebook ainda não morreu, ao contrário do que dizem. A idade média dos usuários da rede social aumentou, o que significa uma faixa etária com mais dinheiro disponível para comprar produtos e serviços.
Nos grupos, você tem contato direto com pessoas com os mesmos interesses que você, o que torna muito mais fácil direcionar seu conteúdo para esse público.
Você pode começar entrando em grupos da sua área ou região e começar a ajudar os outros membros com suas dúvidas, além de postar conteúdos informativos. Com o tempo, você será referência no grupo e as pessoas começarão a prestar atenção aos produtos/serviços que você oferece.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português. Basicamente, é um conjunto de técnicas que você pode aplicar no seu site para aparecer nas buscas do Google e do Bing, por exemplo.
O núcleo do SEO consiste na criação de artigos relevantes dentro da sua área, abordando dúvidas que as pessoas geralmente procuram no Google. Depois, você pode aprender conceitos como linkagem interna e externa, link building, EEAT, entre outras.
A vantagem é que você está direcionando o seu público para o seu site, o que dá muito mais autonomia para os seus negócios. Crie uma lista de leads e ofereça um bom e-book ou curso gratuito em troca do e-mail dos seus leitores.
Você pode fazer parcerias com outras empresas do seu próprio setor ou de outras áreas, para que ambas se beneficiem nos negócios. Outra possibilidade é fazer parcerias com influenciadores famosos na sua área ou região.
Por exemplo: a marca ABC faz serviços de social media, enquanto a empresa XYZ faz serviços de tráfego pago. Elas podem se juntar e oferecer um pacote completo para seus clientes, dividindo o faturamento.
Ao tratar com os influenciadores, tente sair do óbvio: em vez de pagar por publicidade para meia dúzia de influenciadores, por que não tornar um deles o embaixador da sua marca? Assim, você tem uma relação de longo prazo e os dois se tornam interessados em promover seus produtos e serviços.
5. Uso de IA e automação
Você pode usar ferramentas de IA e automação para deixar as operações do dia mais simples, especialmente nos primeiros passos da empresa
Por exemplo: chatbots podem atender os clientes para dúvidas mais básicas, economizando nas contratações iniciais. Também é possível automatizar e-mails para newsletter, confirmação da compra e outros.
A IA pode ajudar na análise de dados. Usando uma ferramenta de IA, você pode pedir para ela analisar como tem sido o desempenho da empresa e pedir sugestões de melhoria.
Exclusividade é algo que os clientes gostam, então personalize os produtos e serviços das pessoas que fazem negócio com você. Essa medida pode te ajudar a fidelizar o seu público-alvo.
Para produtos físicos, isso pode ser simples como uma pequena cartinha. Mas você pode ir além e pensar em coisas mais complexas, como itens feitos só para aquele cliente.
No caso de serviços, você pode oferecer mentorias ou consultorias específicas para determinado cliente, assim ele se sentirá muito mais satisfeito com o acompanhamento.
A personalização é uma tendência muito forte. No seu site, você pode usar dados de compras anteriores para recomendar produtos relevantes para o seu cliente. O uso de listas de e-mail segmentadas também ajudam a oferecer soluções específicas para determinado público.
Para serviços de maior ticket, ter um profissional acompanhando o cliente diretamente ao longo de todo o processo faz com que ele se sinta mais valorizado e dá mais percepção de valor. Para isso, o treinamento é fundamental.
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