Quinta, 30 de Julho de 2026
Publicidade

Feiras agroecológicas no território Irecê contam com produtos orgânicos certificados

O consumo de produtos orgânicos se expande a cada dia na Bahia. Atenta a essa demanda de mercado, a agricultura familiar avança na produção e se or...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Bahia
14/07/2023 às 11h30
Feiras agroecológicas no território Irecê contam com produtos orgânicos certificados
Foto: Juan Suzart

O consumo de produtos orgânicos se expande a cada dia na Bahia. Atenta a essa demanda de mercado, a agricultura familiar avança na produção e se organiza, cada vez mais, para oferecer alimentos orgânicos certificados. Na região de Irecê, agricultores e agricultoras apostam no plantio de orgânicos com o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, que é vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata e realiza a certificação participativa junto aos agricultores.

Continua após a publicidade

Na região, os consumidores já contam com seis feiras agroecológicas de produtos certificados do Núcleo Raízes do Sertão nos municípios de Barro Alto, Central, Ibipeba, São Gabriel, Uibaí e Irecê, onde são comercializados diversos produtos como hortaliças, leguminosas, frutas in natura e produtos beneficiados em agroindústria certificada.

Continua após a publicidade

O caso mais emblemático é o da Feira Agroecológica de Irecê, que acontece às quartas-feiras na Praça Clériston Andrade. Uma das produtoras é Paula Ferreira, que também é secretária-geral da Rede de Agroecologia Povos da Mata e possui uma agroindústria individual com 65 produtos certificados.

Continua após a publicidade

Ela conta que a feira começou em 2014 e hoje já possui 30 produtores certificados. “É uma satisfação muito grande porque hoje temos a maior feira de produtos orgânicos certificados do estado da Bahia em qualidade, quantidade e regularidade e as nossas feiras são com preço justo, porque partimos de uma prática de ser justo para quem produz e justo para quem compra”, ressalta.

Além de adquirir produtos saudáveis para o consumo, os clientes ainda contribuem para o desenvolvimento econômico da região, pois valorizam a produção de famílias que chegam a ter renda de R$ 8.000 por mês com a venda dos produtos, como a de Cristina Sena. “Hoje eu produzo beterraba, cenoura, inhame, nabo, couve, repolho, tomate, banana, abacate, pimentão, folhagem, mamão, manga, limão laranja e tangerina. Tudo certificado. A produção orgânica e a comercialização na feira mudaram muito as nossas condições financeiras e a nossa alimentação.”, comemora.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, acompanha a ampliação das ações pela agroecologia e certificação participativa, inclusive com investimentos do Governo do Estado. “A região de Irecê tem um índice de contaminação muito grande e hoje as pessoas buscam pela alimentação saudável. Essas feiras agroecológicas estão se alargando e vamos investir cada vez mais em propostas voltadas à agroecologia e à certificação participativa”, comenta.

A feira de Irecê é uma realização do Núcleo Raízes do Sertão, vinculada à Rede de Agroecologia Povos da Mata, primeiro e único organismo participativo de conformidade (OPAC) da Bahia. Pela Rede, são mais de 70 grupos de agricultores e 850 famílias participantes em 19 territórios baianos.

A certificação, baseada diretamente na Lei dos Orgânicos, acontece quando os próprios grupos de agricultores realizam as visitas de pares, fiscalizando se as técnicas agroecológicas estão sendo seguidas.

Programação:

Foto: Reprodução/Secom Bahia
Foto: Reprodução/Secom Bahia

Fonte: Ascom/CAR