Sábado, 07 de Novembro de 2026

Museu da Imigração celebra festejos natalinos com ‘Noche de las Velitas’ colombiana

Encontro nesta quarta-feira (7) inclui gastronomia, feira de empreendedores do setor têxtil, artesanato e cosméticos e show musical

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Estado de São Paulo
06/12/2022 às 18h20
Museu da Imigração celebra festejos natalinos com ‘Noche de las Velitas’ colombiana
Foto: Reprodução/Secom Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo, em parceria com Consulado Geral da Colômbia, comemora nesta quarta-feira (7), a partir das 17h30, aNoche de las Velitas, evento cultural que celebra as raízes africanas do povo colombiano.

Dando início às celebrações do Natal, anualmente em 7 de dezembro os colombianos saem às ruas para enchê-las de luz. Nos vilarejos e grandes cidades do país, como Medellín, Villa de Leya, Corrales e Quimbaya, milhões de velas e lanternas de todas as cores são acesas para celebrar a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria e pedir paz ao mundo.

Na capital paulista, o encontro será realizado nos jardins do Museu e incluirá degustação gastronômica, feira de empreendedores do setor têxtil, artesanato e cosméticos e um show musical da região do Pacífico (Chocó), que concentra a maior população afrodescendente da Colômbia.

A partir das 18h30 o público será convidado a participar da tradicional cerimôniade las velitas. Espalhadas pelo jardim, iluminando a noite, as luzes farão desenhos por todo o espaço, criando uma atmosférica mágica.

Na Colômbia, país predominantemente católico, esta é uma das festividades mais tradicionais da cultura local. Crianças e adultos se reúnem em família, aproveitando o fato de o dia seguinte ser feriado.

A data foi proclamada pelo Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854 e a história diz que, após a decisão, fiéis de várias partes do mundo acenderam velas para celebrar o momento.

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.