Sábado, 07 de Novembro de 2026

Museu Oscar Niemeyer promove uma série de oficinas com artistas mulheres

A oficina revelará o desenho como processo criativo em que a velocidade e a leveza são características predominantes.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Paraná
18/11/2022 às 16h25
Museu Oscar Niemeyer promove uma série de oficinas com artistas mulheres
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Terá início na quinta-feira (24) uma série de oficinas artísticas, promovidas pelo Museu Oscar Niemeyer, com participantes da exposição “Afinidades II – Elas!” . A primeira será de desenho, com a artista Leila Pugnaloni. A atividade é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia .

A oficina revelará o desenho como processo criativo em que a velocidade e a leveza são características predominantes. Enfrentar a forma, representar, imaginar e projetar são desafios que o desenho evoca, e é a partir desse conceito que a artista guiará a atividade.

A exposição “Afinidades II – Elas!”, em cartaz na Sala 3, faz parte do projeto “Afinidades”, do MON, que teve início em 2021. Nesta segunda edição, um grupo de artistas mulheres, de diversas regiões do Brasil, foi convidado a participar, a partir de uma imersão na coleção permanente de obras do Museu Oscar Niemeyer.

Com curadoria de Marc Pottier, a mostra reúne dez artistas brasileiras, com a intenção de ser uma celebração da arte feita por mulheres.

SOBRE O MON- O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:Oficina artística “Afinidades II – Elas!”

Data: 24 (quinta-feira)

Horário: 15h30

Inscrição prévia AQUI .

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.