Porto Alegre

Prefeitura da Capital autuou 25 flanelinhas neste final de semana

Ao todo, os agentes da Guarda Municipal abordaram 50 pessoas.

20/01/2020 12h03
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Rádio Guaíba
83
Foto: Alina Souza/CP Memória
Foto: Alina Souza/CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre autuou 25 flanelinhas neste final de semana. Ao todo, os agentes da Guarda Municipal abordaram 50 pessoas.

“Nós estamos pedindo que a população colabore, que não deem dinheiro a essas pessoas que ainda não entenderam que não podem mais exercer essa atividade, que agora é ilegal, em Porto Alegre”, destaca o secretário municipal de Segurança, Rafão Oliveira.

Conforme o secretário, a prefeitura está monitorando os pontos mais conhecidos através das câmeras de segurança. Além disso, há ações pontuais em locais onde acontecem shows, jogos, eventos e a Orla do Gasômetro.

“Não podemos estar em todos os locais, então, o cidadão tem uma forte importância e colaboração para que consigamos agir para eliminar essa atividade. Ele pode denunciar para o 156 que a central despacha uma viatura para o local. A pessoa será autuada e retirada do local”, reitera Rafão.

A atividade de guardador autônomo de veículos é proibida nas ruas de Porto Alegre desde a sanção da Lei dos Flanelinhas, na última quarta. Agora, serviços de estacionamento de veículos em vias e locais públicos, mediante cobrança de pagamento ou contribuição, podem ser explorados somente pelo poder público ou por concessionários ou permissionários.

Autuações

Dependendo do caso, a pena prevista, de R$ 300, já pode ser aplicada no primeiro flagrante. Em caso de reincidência, o flanelinha fica sujeito a multa dobrada. Guardadores que forem autuados receberão uma guia para o pagamento do valor.

Caso haja resistência, a lei prevê que o flanelinha possa ser detido pelo crime de desobediência e desacato. Já os valores arrecadados serão destinados para o Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumseg).

Quer fazer parte do grupo do portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.