Segunda, 02 de Novembro de 2026

Cecília Sanada fará a calibragem dos Q-graders para o 8º Concurso de Cafés de Qualidade

Cecília vai aproveitar o clima fresco da região do Caparaó para visitar cafeterias e cachoeiras.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Prefeitura de Iúna - ES
28/09/2022 às 09h30
Cecília Sanada fará a calibragem dos Q-graders para o 8º Concurso de Cafés de Qualidade
Foto: Reprodução/Prefeitura de Iúna - ES

A Juíza Nacional e Internacional de Provas de Cafés, Cecília Sanada, vai estar na próxima semana em Iúna para participar do 8º Concurso de Cafés de Qualidade.

Na segunda-feira dia 03 ela irá fazer a calibragem dos Q-graders que irão realizar a prova das bebidas, e também será juíza nos dias correspondentes às provas (03 a 07).

Cecília vai aproveitar o clima fresco da região do Caparaó para visitar cafeterias e cachoeiras.

A calibragem é extremamente importante, pois garante que nenhum profissional esteja realizando laudos fora do padrão e cometendo erros que podem prejudicar uma negociação.

É fundamental que o processo de calibragem seja feito por um profissional apto e que esteja de acordo com a indústria cafeeira. Existem protocolos mundiais para que os degustadores consigam se comunicar de forma coerente e unificada em todo o mundo.

O resultado final do 8º Concurso de Cafés de Qualidade, juntamente com a premiação, acontecerá no dia 20 de outubro. Serão R$ 45 mil em dinheiro, distribuídos para as categorias: cereja descascado (desmucilado ou despolpado), natural e fermentado.