Sábado, 07 de Novembro de 2026

Museu Oscar Niemeyer apresenta a exposição “Paranauê Paraná” em São Paulo

A mostra “Paranauê Paraná” será apresentada a partir da próxima sexta-feira (30) na 6ª edição do projeto “Circular Arte na Praça Adolpho Bloch”, em...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Paraná
26/07/2022 às 09h05
Museu Oscar Niemeyer apresenta a exposição “Paranauê Paraná” em São Paulo
Foto: Lucas Pontes

A mostra “Paranauê Paraná” será apresentada a partir da próxima sexta-feira (30) na 6ª edição do projeto “Circular Arte na Praça Adolpho Bloch”, em São Paulo. A Exposição é do Museu Oscar Niemeyer (MON), com curadoria de Marc Pottier.

A ideia da exposição teve início a partir da mostra “Afinidades”, realizada pelo MON, como valorização da diversidade artística do Paraná. Ao participar do projeto, o Museu Oscar Niemeyer consolida ainda mais sua missão de expandir sua atuação para além de suas paredes.

No projeto “Afinidades”, artistas paranaenses (ou com forte ligação com o Estado) foram convidados a fazer uma imersão no acervo do Museu. A partir daí surgiram afinidades entre obras, artistas e curadores. Extrapolando os limites físicos, o acervo ganhou novas interpretações e formas.

Para a exposição “Paranauê Paraná”, a proposta é que os artistas dialoguem com os jardins da Praça Adolpho Bloch, criando um momento de “reunião” pós-pandemia entre os artistas e o público. Foram convidados artistas de diversas vertentes, como designers, arquitetos, ceramistas e representantes de comunidades indígenas, num interessante recorte das artes contemporâneas.

Os participantes são Alberth Murta & Aline Volpato; Carina Weidle; Cleverson Salvaro; Daniela Busarello; Eliane Prolik; Gustavo Cabocco; Gustavo Utrabo; Juliana Stein; Marcelo Stefanovicz; Ricardo Machado; Tom Lisboa; Toni Cesar Graton e Washington Silveira, além de obras permanentes de Douglas White; Hugo França; Janaina Mello Landini; Lucas Dupin e Verena Smit. A realização é de Farah Service.

Serviço:

Exposição “Paranauê Paraná”

6ª edição do projeto “Circular Arte na Praça Adolpho Bloch”, em São Paulo

A partir de 30 de julho

www.museuoscarniemeyer.org.br

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.