Porto Alegre

De estacionamento a espaço de convivência: 17 novos parklets foram construídos em 2019

Intervenção de caráter público aproxima público dos comércios em Porto Alegre.

13/01/2020 19h30Atualizado há 1 semana
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
50
Estruturadas têm investimentos de até R$20 mil reais | Foto: Alina Souza
Estruturadas têm investimentos de até R$20 mil reais | Foto: Alina Souza

Além do Centro, há parklets em bairros como Independência, Auxiliadora, Rio Branco, Petrópolis e Moinhos de Vento, onde fica o Mercado Brasco. Em frente, um local que trouxe ares de cafeteria ao lugar. “Há mais contato e integração. Ajudou na atmosfera”, conta o gerente Davy Dutra. Para saber como solicitar um parklet, o site da Prefeitura dá mais informações.

O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em 2005, em São Francisco, nos EUA, para representar a transformação de um espaço de estacionamento na via pública em um miniparque temporário, como parte do evento Park(ing) Day. Em inglês, trata-se de um jogo de palavras entre os termos parking e park – estacionamento transformado em parque. Em São Paulo, o conceito foi implantado oficialmente em 2014. Já foi adotado, ainda, no Rio de Janeiro, em Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Rio Branco, Sorocaba, Curitiba e Florianópolis.

A partir de novembro de 2018, a prefeitura de Porto Alegre alterou a logística para agilizar a instalação dos parklets. Não existe mais a necessidade de tramitação por diversos órgãos, a não ser quando for pertinente. A Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) é a responsável por receber as solicitações, realizar a tramitação do processo e proferir a decisão final referente aos projetos.

Os três parklets previstos com aviso de instalação ficam na rua Passo da Pátria, nos números 26 e 36 do bairro Bela Vista e na rua General Salustiano, 238, no Centro Histórico.

Quer fazer parte do grupo do portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.