Sábado, 07 de Novembro de 2026

Grupos de samba junino tocam pelas ruas do Pelourinho

O samba junino é um movimento urbano de Salvador que começou no final da década de 1970 e tem uma linguagem musical herdada do samba de caboclo. Um...

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Bahia
04/07/2022 às 16h10
Grupos de samba junino tocam pelas ruas do Pelourinho
Foto: Fabio Bouzas/Bahiatursa

O samba junino é um movimento urbano de Salvador que começou no final da década de 1970 e tem uma linguagem musical herdada do samba de caboclo. Uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia, que nasceu na periferia de Salvador, também está presente no segundo dia do São João da Bahia, no Pelourinho, nesta sexta-feira (24).

O ritmo que tanto agrada baianos e turistas tem arrastado uma multidão pelos becos e ruas do Pelourinho. Hoje (24), quem deu início aos trabalhos, por volta das 16 horas, foi o Grupo Samba de Roda Junino, seguido pelo Grupo Jaké. Se apresentam hoje ainda as bandas Samba Papelão, Os Bambas do Nordeste e o irreverente Paroano Sai Milhó.

A concentração para os arrastões de samba Junino acontecerá todos os dias, até domingo (26), no Terreiro de Jesus. O São João da Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

Cultura Há 1 semana

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.