Sábado, 07 de Novembro de 2026

Sectur inicia por Dianópolis 1ª etapa do Circuito de Patrimônio e Memória do Tocantins

Projeto consiste no levantamento, na análise e no registro dos atrativos culturais e históricos dos municípios

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Secom Tocantins
21/06/2022 às 14h30
Sectur inicia por Dianópolis 1ª etapa do Circuito de Patrimônio e Memória do Tocantins
Trabalho de catalogação segue até o próximo sábado, 25, nas cidades de Natividade e Paranã - Foto: Sectur/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), iniciou nessa segunda-feira, 20, na cidade de Dianópolis, na região de Serras Gerais, a 1ª etapa do Circuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantins. A ação tem como intuito analisar, catalogar, preservar e divulgar festas e eventos tradicionais, bem como edificações históricas e culturais dos municípios tocantinenses. O trabalho de catalogação prossegue até o próximo sábado, 25, nas cidades de Natividade e Paranã.

De acordo com a Superintendência de Cultura, o projeto é dividido em duas modalidades: Inventariação das festas e eventos culturais dos municípios para divulgação na Plataforma integrada do Turismo (PIT) e capacitação dos gestores culturais municipais para realizar pedido de inclusão de Festas e Eventos Tradicionais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.

“As duas modalidades do projetoCircuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantinscontribuem para a preservação da cultura, história memória e tradições dos municípios e fomenta a economia local por meio do turismo cultural”, considerou o titular da Sectur, Hercy Filho.

A capacitação dos gestores municipais de cultura para o pedido de inclusão de festas no Calendário Cultural do Estado do Tocantins visa analisar as festas de maior relevância histórica, cultural e econômica de cada município. Os objetivos são a inclusão de festas no calendário cultural para garantir mais visibilidade aos eventos e a preservação mais efetiva da rica tradição cultural de nossos municípios.

Cultura Há 2 semanas

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 4 semanas

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.