Quinta, 19 de Maio de 2022
Saúde Porto Alegre

Hospitais de Porto Alegre apresentam emergências lotadas

Ao menos quatro instituições relatam procura de pacientes acima do normal. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul registrou queda nas temperaturas e aumento nos casos de Covid-19.

14/05/2022 às 21h58
Por: Redação Acontece no RS Fonte: G1 RS
Compartilhe:
Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS — Foto: Reprodução/RBS TV
Hospital Conceição, em Porto Alegre, é um dos maiores da rede pública no RS — Foto: Reprodução/RBS TV

O sábado (14) foi de emergências lotadas ou com alta procura em quatro dos principais hospitais de Porto Alegre. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul registrou queda nas temperaturas e aumento nos casos de Covid-19.

Veja a situação dos principais hospitais da cidade abaixo

Além dos hospitais, a Secretaria Municipal da Saúde informa lotação acima da capacidade nas quatro unidades de pronto atendimento (UPAs) da Capital: Moacyr Scliar (Zona Norte), Cruzeiro do Sul (Zona Sul), Bom Jesus e Lomba do Pinheiro (Zona Leste).

Hospitais públicos

A emergência do Hospital Conceição, que atende pacientes do SUS, está superlotada e restrição máxima. Eram 54 pacientes atendidos durante o dia.

O Hospital de Clínicas atende 100 pacientes em espaço com capacidade para 56 pessoas. Mesmo com superlotação, é possível acomodar até 74 e, no máximo, 97. Do total de hospitalizados na ala de emergência, seis pessoas estão com coronavírus. Na ala pediátrica, são nove leitos para 25 crianças internadas. A maioria delas apresenta sintomas gripais.

Hospitais privados

No Hospital Moinhos de Vento, devido ao aumento de casos de síndromes respiratórias, as emergências adulto e pediátrica atendem grande volume de pacientes, especialmente com quadros de baixa complexidade. A unidade reforça ter estrutura de contingência e condições de enfrentar os picos sazonais de demanda.

O Hospital Mãe de Deus relata movimento acima do usual, da mesma forma que ao longo da semana. Ainda assim, a emergência não está lotada de pacientes aguardando leito. Contudo, há registro de filas de espera por atendimento.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Porto Alegre - RS
Sobre o município Notícias de Porto Alegre - RS