Domingo, 07 de Março de 2021
51 98419-1295
Saúde Porto Alegre

Porto Alegre recebe 32 mil doses da vacina de Oxford nesta segunda-feira

Capital já aplicou cerca de 20 mil doses da vacina Coronavac, de um lote inicial de 51,6 mil.

24/01/2021 19h59
188
Por: Redação Acontece no RS
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A primeira remessa da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Oxford chega a Porto Alegre nesta segunda-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o carregamento de 32 mil doses destinadas a profissionais da saúde é esperado a partir das 10h.

De acordo com Informe Técnico do Ministério da Saúde, a vacina importada da Índia vai ser produzida no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O esquema vacinal é de duas doses do imunobiológico, com intervalo de 3 meses entre a primeira e a segunda dose. No total, a remessa destinada aos estados e municípios brasileiros pelo Ministério da Saúde integra o lote de dois milhões de doses. Dessas, 116 mil chegaram ao Rio Grande do Sul na manhã desse sábado.

A capital já aplicou 20.345 mil doses da vacina Coronavac, de um lote inicial de 51 mil recebido na segunda-feira passada. Foram vacinados com a primeira dose 11.144 profissionais de saúde e 9,2 por idosos, acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições. Os dados correspondem à atualização mais recente do vacinômetro, feita às 18h30min deste domingo.

O painel de monitoramento, que acompanha a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade mostra que a estratégia bateu até agora 20,11% da meta do público-alvo da primeira fase.

Situação nas UTIs

Porto Alegre registrou, até esse sábado, 2.070 mortes e quase 86 mil casos de coronavírus. Das 813 vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 270 eram ocupadas, no fim da tarde deste domingo, por pacientes com a doença confirmada. Outros 24 leitos recebiam pessoas aguardando diagnóstico. Nas emergências, havia seis pacientes com Covid aguardando por um leito de cuidado intensivo. A lotação total de UTIs no sistema de saúde da capital, englobando pacientes com outras enfermidades, é de 83,17%.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.