Domingo, 07 de Março de 2021
51 98419-1295
Saúde Porto Alegre

Porto Alegre já vacinou mais de 10 mil pessoas contra a Covid-19

Número corresponde a 10,59% da meta do público-alvo da Fase 1 da campanha do Plano Municipal de Vacinação.

22/01/2021 09h26
157
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Foto: Guilherme Almeida/CP
Foto: Guilherme Almeida/CP

No quarto dia de imunização contra a Covid-19, Porto Alegre já vacinou 10.711 pessoas, segundo o Vacinômetro, lançado nesta quinta-feira pela Prefeitura. A ferramenta atualiza durante o dia as aplicações ocorridas nos estabelecimentos de saúde. Até o momento, os locais com maior número de doses foram as unidades que compõem a Gerência Distrital Noroeste/Humaitá/Ilhas (NHNI), com 1.767 doses registradas; o Hospital de Clínicas, com 1.148 vacinados, e as unidades que compõem a Gerência Distrital Glória/Cruzeiro/Cristal, com 1.069.

As mais de 10 mil doses correspondem a 10,59% da meta do público-alvo da Fase 1 da campanha do Plano Municipal de Vacinação de Porto Alegre, que é de 101.170 pessoas. Do total, 5.347 doses foram recebidas por profissionais de saúde e 5.363 por idosos residentes em instituições de longa permanência, idosos acamados e pessoas com deficiência.

Nesse primeiro momento, a capital recebeu 51 mil doses da vacina CoronaVac. De acordo com os primeiros registros, em 18 de janeiro, dia inicial da vacinação, foram cinco doses administradas e, em 19 de janeiro, foram aplicadas 329. Desde então, foram aplicadas as mais de 9 mil doses restantes.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a primeira fase da vacinação contra o coronavírus em Porto Alegre vai priorizar grupos específicos – como residentes em Instituições de longa permanência de idosos (ILPI), idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde. Uma reunião na próxima semana vai definir quando vai ser feita a vacinação das comunidades indígenas e quilombolas da cidade.

O painel de monitoramento da vacinação contra a Covid-19 soma as doses registradas no sistema de informações, público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além do número acumulado. Os dados são atualizados no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

Cenário hospitalar

A taxa de ocupação de leitos de UTIs por conta da Covid-19 chegou a 84,74% nesta quinta-feira em Porto Alegre. O número de pacientes confirmados com a doença subiu de 269, registrado nessa quarta, para 274. Há ainda 22 casos suspeitos de contaminação e seis pessoas aguardando leito.

O número mais alto de janeiro segue sendo o do dia 18, quando eram 281 os pacientes. Desde então, a ocupação havia diminuído.

As UTIs adulto dos Hospitais Moinhos de Vento e Vila Nova tinham 100% da capacidade ocupada nesta quinta. Seis hospitais tinham ocupação de 90% ou superior: Ernesto Dornelles (90%), Santa Ana (90%), Mãe de Deus (91,67%), Nossa Senhora da Conceição (92%), Instituto de Cardiologia (93,02%) e Cristo Redentor (94,74%).

Apenas o Hospital da Restinga não havia atualizado os números referentes a internações dessa quarta.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.