As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 serão abertas às 18h desta segunda-feira, 11 de janeiro. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 22, gratuitamente.
Pessoas que se inscreveram no Encceja 2019, não compareceram ao exame e não justificaram a ausência (ou que a justificativa não foi aceita pelo Inep), terão que pagar R$ 40 caso queiram se inscrever no Encceja 2020.
Apesar de ser Encceja 2020, o exame será realizado em 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A situação epidemiológica do país fez com que o cronograma sofresse um atraso.
O Encceja é voltado para quem não concluiu os ensinos fundamental e/ou médio na idade regular.
A inscrição do Encceja 2020 pode ser feita somente pela internet, no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O participante terá que informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2020. Também é necessário informar telefone e e-mail atuais para que o Inep possa entrar em contato se for preciso.
É importante prestar atenção ao momento de escolher a cidade de prova. Faça a escolha pelo município em que estará nos dias do exame.
O Encceja 2020 será em 25 de abril de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As provas contarão com questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.
As disciplinas são diferentes de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas serão distribuídas pelos dois turnos.
ENSINO FUNDAMENTAL
MATUTINO | Ciências Naturais e Matemática | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia | 30 QUESTÕES |
ENSINO MÉDIO
MATUTINO | Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
A previsão é de que os gabaritos do Encceja 2020 sejam publicados até o dia 7 de maio de 2021.
Já a data de resultado do Encceja 2020 ainda não foi informada pelo Inep. As notas costumam ser divulgadas aproximadamente 100 dias após as provas.
É preciso tirar no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. A pontuação da redação vai de 0 a 10, já o exame tem a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Quem não for aprovados em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.
O participante deverá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. Será necessário comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais.
Mais informações no edital do Encceja.
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.