Sexta, 22 de Janeiro de 2021
51 98419-1295
Geral UFPel

UFPel divulga nota de repúdio sobre a nomeação de Isabela Fernandes Andrade

Presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora como reitora da instituição nesta quarta-feira.

06/01/2021 16h36
295
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Isabela foi a segunda colocada na votação do Conselho Universitário da instituição | Foto: UFPel / Divulgação / CP
Isabela foi a segunda colocada na votação do Conselho Universitário da instituição | Foto: UFPel / Divulgação / CP

A atual administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgou, nesta quarta-feira, nota de repúdio, feita em conjunto com a chapa eleita em votação, referente a nomeação de Isabela Fernandes Andrade para a reitoria da instituição. Na nota, a universidade diz ter sido golpeada em sua autonomia e que respeitar a vontade da comunidade é um pressuposto básico da democracia. Além disso, a instituição informa que fará de tudo, nos campos jurídico e político, para reverter o que seria a decisão. A nota completa está disponível no site da instituição.

Jair Bolsonaro não escolheu o primeiro colocado na lista tríplice formada pelo Conselho Universitário (Consun) da instituição. Em primeiro lugar ficou Paulo Ferreira (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), que recebeu 56 votos, seguido de Isabela, que obteve 6 votos, e de Eraldo (Escola Superior de Educação Física), com 2 votos. O mesmo foi feito pelo presidente na escolha do novo reitor da Universidade Federal do Rio grande do Sul (Ufrgs).

Bolsonaro nomeou a professora Isabela como nova reitora da UFPel nesta quarta-feira, quando a decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Isabela é professora da instituição desde 2013 e, atualmente, exerce o cargo de diretora do Centro de Engenharias. A posse ocorre na próxima sexta-feira, quando a professora passa a substituir Pedro Hallal no cargo, em mandato válido pelos próximos quatro anos.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Pelotas - RS