O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A decisão, publicada na madrugada desta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, interrompe a tradição de sempre nomear o primeiro colocado na lista tríplice formada pela instituição de ensino.
Isabela integrou a chapa denominada UFPel Diversa, da situação, que teve Paulo Roberto Ferreira Júnior como candidato a reitor. Ferreira Júnior, que foi chefe de gabinete do atual reitor, Pedro Hallal, encabeçava a lista tríplice — que tinha ainda Eraldo Pinheiro.
A chapa UFPel Diversa foi eleita no dia 15 de outubro com 56,5% dos votos, derrotando a chapa UFPel Mais, que recebeu 43,4%. No Conselho Universitário, optou-se por formar a lista tríplice apenas com os membros da chapa vencedora — a intenção foi valorizar a escolha de docentes, alunos e funcionários, que deram a vitória ao primeiro grupo.
Isabela Fernandes Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na UFPel desde 2013 e, atualmente, ocupa o cargo de diretora do Centro de Engenharias da instituição.
A nova reitora irá substituir Pedro Hallal, que se tornou um dos principais nomes da ciência brasileira durante a pandemia do coronavírus. Epidemiologista, ele é o coordenador da pesquisa que analisou a prevalência da covid-19 no país.
Isabela será a segunda reitora mulher na história da UFPel. A primeira foi a professora Inguelore Scheunemann de Souza, que ocupou o cargo em dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. A posse da nova reitora deverá ocorrer na próxima sexta-feira (8).
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.