Porto Alegre

Vereador André Carús é transferido para Cadeia Pública de Porto Alegre

Justiça acatou pedido da Polícia Civil e prorrogou prisão temporária do parlamentar.

05/10/2019 10h21
Por: Redação Acontece no RS
Fonte: Correio do Povo
114
Carús foi preso na última terça | Foto: Guilherme Almeida
Carús foi preso na última terça | Foto: Guilherme Almeida

O vereador André Carús (MDB) foi transferido, nessa sexta, para a Cadeia Pública de Porto Alegre. A Justiça acatou pedido da Polícia Civil e prorrogou prisão temporária do parlamentar até quinta-feira. Carús foi preso na última terça, na Operação Argentários, por suspeita de extorquir assessores.

Durante as buscas, foram apreendidos R$ 60 mil, 3,8 mil dólares, 1.765 libras e 2.605 euros, além de duas armas encontradas na instituição financeira supostamente envolvida no esquema. Celulares, computadores e planilhas, com nomes e datas, também foram encontrados pelos policiais.

O delegado Max Otto Ritter, titular da 1ª Divisão de Combate à Corrupção (Decor), relatou que diversos elementos colaboraram para o início das investigações. Entre eles está o depoimento de uma ex-servidora do gabinete de André Carús. "Esta ex-servidora nos passou detalhes que permitiram o desencadeamento da operação, mas, anteriormente, já tínhamos elementos relacionados ao DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e até elementos passados pelo executivo municipal, através do senhor prefeito (Nelson Marchezan), que fez chegar até a polícia algumas irregularidades sobre empréstimos que eram contraídos. A partir daí, começamos a investigar e encontramos fatos contudentes e a operação foi deflagrada", descreveu.  

Nessa quinta-feira, o advogado de defesa Jader Marques confirmou que a equipe do parlamentar contraiu empréstimos para ajudá-lo a sair de uma “situação de dificuldade financeira”. Marques garantiu, no entanto, que esses valores foram tomados por livre e espontânea vontade, sem intervenção do político.

Quer fazer parte do grupo do portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.