Domingo, 17 de Janeiro de 2021
51 98419-1295
Política Porto Alegre

Marchezan se despede da Prefeitura e celebra mudanças na forma de fazer política em Porto Alegre

Cerimônia de transmissão do cargo de líder do executivo de Porto Alegre ocorreu nesta sexta, no Largo Glênio Peres.

01/01/2021 20h53
151
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Foto: Ricardo Giusti/CP
Foto: Ricardo Giusti/CP

Um novo ano, um novo prefeito. Às 18h20min desta sexta-feira, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Sebastião Melo (MDB) assinaram o termo de transmissão do cargo de líder do executivo de Porto Alegre, dando início à gestão 2021-2024. “Extremismos e populismo. Fechamos hoje tendo combatido ambos durante quatro anos. Superamos a síndrome de Gabriela da política. Todos lembram… ‘nasci assim, cresci assim, eu sou mesmo assim, vou morrer sempre assim”‘, afirmou o ex-prefeito do PSDB, que afirmou ter mudado a cara do maior município gaúcho.

“Mudar é difícil, ainda mais para uma cidade centenária. Fazer essa mudança durante a crise financeira das cidades foi difícil. Só foi possível porque éramos unidos”, disse o tucano. Durante os quase 15 minutos de discurso, Marchezan destacou feitos e agradeceu à equipe, ressaltando que as dificuldades começaram ainda nos primeiros dias: formar um time “ficha limpa, capaz, comprometido com o interesse público acima de qualquer outro”. “Vencemos o que parece difícil e improvável, a gestão pública para pessoas com ética. Os corruptos e corruptores foram vencidos neste mandato”, avaliou.

O ex-mandatário destacou a atuação da Prefeitura durante a pandemia de Covid-19, destacando que Porto Alegre teve o menor número de mortes entre as capitais acima de um milhão de habitantes no País. “A maior, mais dolorosa e a última grande vitória, que não gostaríamos que tivéssemos enfrentado. Ninguém ficou para atrás, ninguém ficou sem atendimento, nem quem veio de fora da nossa cidade”, disse. “Aos que faleceram, seus familiares e amigos, meus sentimentos. Aos que estiveram à frente da defesa da vida, meu orgulhoso e fraterno muito obrigado”.

Ele citou também as contas públicas, mencionando o fato de entregar o Paço Municipal com um superávit de mais de R$ 200 milhões, quando assumiu um déficit de R$ 437 milhões. “Aqui num novo agradecimento: os que planejaram no dia a dia doloroso cada área para chegar a esse legado”, disse, citando que combate a “ideologia da estatização” com a contratualização da saúde e educação “em todos os lugares e serviços onde foi possível”. “Entregamos a primeira Parceria Público-Privada e com recorde de toda história da Ibovespa em número de concorrente”, comemorou, se referindo à PPP da iluminação.

Na área da educação, Marchezan disse ter combatido “interesses e medos” e citou como avanços “aulas todos os dias”, “avaliação anual, e mais voz aos pais na escolha do diretor e na permanência desses apenas com resultado”.

Discurso emociona ex-primeira-dama

Durante a fala, o ex-prefeito dedicou alguns momentos à esposa Tainá Vidal e aos trabalhos sociais que encabeçou durante a gestão. “Transformou todos esses avanços, inovações, números, resultados em humanidade. Foram alcançados pelo carinho e humanidade em relação às pessoas mais humildes”, disse, emocionando a primeira-dama.

“Obrigado a ti e a todos os voluntários por terem participado e uma parte da sociedade por ter sentido que esse esforço, em nome da ciência e da racionalidade, baseado em evidências científicas, era pelo ser humano”, completou Marchezan.

Os últimos minutos em frente ao microfone foram de agradecimento e de reconhecimento de que era possível fazer mais. “Minhas sinceras desculpas a quem não conseguimos fazer chegar todas essas vitórias. São muitos, eu sei. Se o que se fez foi grandioso, o que sempre falta para ser feito também o 锑.

Marchezan agradeceu aos “servidores públicos da enxada à planilha, até quem tem a caneta”. “Vocês deixam um legado histórico até aqui para que seja superado por quem hoje toma a posse, Sebastião Melo. Desejo saúde, e nesse ano de 2021 isso tem um sentimento muito especial, força e muito sucesso para trazer novas e maiores vitórias à nossa amada cidade”, concluiu.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Porto Alegre - RS