Sábado, 20 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Porto Alegre, RS

Cidades Bagé / RS

"É o momento de evitar o descontrole", diz secretário de Segurança sobre fiscalizações em Bagé

Desde a publicação do Decreto Municipal, na sexta-feira, dia 27, estão proibidas festas, ainda que particulares, ou outros eventos festivos capazes de gerar aglomeração, bem como o consumo de bebidas em locais públicos.

01/12/2020 às 13h18
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Jornal Minuano
Compartilhe:
Circulação noturna é restrita no período entre 1h e 6h | Divulgação/SSM
Circulação noturna é restrita no período entre 1h e 6h | Divulgação/SSM

Desde o final de semana, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, em parceria com a pasta de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Vigilância Sanitária e Brigada Militar, atuou para alinhavar ações de combate à Covid-19, entre elas a contenção de aglomerações. Além do fechamento de diversas quadras da Avenida Sete, no centro da cidade, durante a noite de sábado, dia 28, e domingo, dia 29, a fiscalização promete ser intensa durante os próximos dias.

Continua após a publicidade

De acordo com o titular da SSM, José Carlos Nobre, o trabalho se repetirá nos finais de semana, sendo que, nesta semana, começará na quinta-feira. “A ação, neste primeiro final de semana de vigência do novo decreto do prefeito de Bagé, foi de orientação e educação e também devido aos acontecimentos de brigas generalizadas, confusão, aglomerações, desrespeito à lei e à ordem. Há também um inquérito civil encaminhado pelos moradores em função da perturbação noturna”, relatou.

Continua após a publicidade

Nobre ressalta que, além de questões de perturbação, o grupo de trabalho fiscalizou dois estabelecimentos que vendem bebidas. “Não é permitido, devido ao decreto, venda de bebidas alcoólicas em copos e também, por 15 dias, não é permitido o consumo em via pública”, ressaltou o secretário.

Continua após a publicidade

O secretário ainda comentou que, durante o sábado, não houve aglomerações e também no domingo foi respeitado o decreto. “Também fiscalizamos no entorno da Praça da Estação. O que queremos é conscientização, uso de máscaras, não compartilhamento de copos, não é somente em Bagé, em todo o mundo vemos que o jovem está se contaminando e levando o vírus para casa, contaminando os grupos de risco. Não é que as pessoas não possam sair, passear, mas estamos fazendo essa ação preventiva, para que não ocorram aglomerações e perturbação”, complementou.

“Não temos intenção de impedir o direito de ir e vir, não iremos criar restrição, mas é o momento de evitar o descontrole, que a comunidade tenha a consciência. O poder público tem a função de orientar e fiscalizar, mas é necessária a colaboração de todos. Estamos numa situação de pandemia, mais empatia, respeito, direito de liberdade”, pediu.

Por sua vez, secretário de Saúde, Geraldo Gomes, prevê, ainda, ações de Balada Segura, além das habituais fiscalizações a bares e restaurantes, que serão rigorosas. “Esperamos que as pessoas estejam mais conscientes e que respeitem as determinações”, disse.

Desde a publicação do Decreto Municipal, na sexta-feira, dia 27, estão proibidas festas, ainda que particulares, ou outros eventos festivos capazes de gerar aglomeração, bem como o consumo de bebidas em locais públicos. Além disso, a circulação noturna é restrita no período compreendido entre a 1h e 6h.  O novo decreto tem validade de 15 dias.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.