A investigação do caso do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, ocorrido no Carrefour da zona Norte de Porto Alegre, está próxima do fim. Essa é a estimativa da Polícia Civil, que depende da entrega do laudo pericial elaborado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). O órgão confirmou a entrega do resultado da perícia ao longo da semana. Com isso, a expectativa é de finalização do inquérito até a próxima sexta-feira.
Enquanto isso, mais de 40 testemunhas já foram ouvidas desde 20 de novembro, quando se iniciou a investigação. A delegada Roberta Bertoldo, titular da 2ª Delegacia de Homicídios, informou que alguns depoentes relataram que Beto tinha histórico de “provocações” a clientes e seguranças do local. Porém, a delegada frisou que essas informações não mudarão “em nada” o fato de ter ocorrido um homicídio. Uma coletiva de imprensa se realizou na tarde desta segunda-feira para atualizar o caso.
A diretora do Departamento de Homicídios, Vanessa Pitrez, destacou que a definição das qualificadoras do crime é a questão principal a ser resolvida antes da conclusão do inquérito. “Estamos buscando o perfeito enquadramento e indiciamento das pessoas investigadas. Porém, em termos de qualificadora, isso não altera a possibilidade de existirem penas mais agravadas. Tanto em motivo fútil como torpe são as mesmas penas no nosso código penal, e são penas elevadas, maiores do que a do homicídio simples”, destacou a delegada.
A morte de Beto, um homem negro, resultou em repercussão internacional em razão das circunstâncias das agressões. Ele foi morto após ser espancado e supostamente sufocado por dois seguranças do hipermercado.
Depois do assassinato de João Alberto, manifestações foram realizadas diante de lojas do Carrefour em várias cidades do país, incluindo o estabelecimento onde o crime foi registrado. Os dois seguranças envolvidos nas agressões e uma fiscal da unidade varejista seguem presos preventivamente.
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.