Sábado, 24 de Outubro de 2020
51 98419-1295
Cidades Meteoro

Vídeo: especialistas afirmam passagem de meteoro pela Serra Gaúcha

Meteoro explodiu por volta da 1h desta quinta, sobre a região de Caxias do Sul.

01/10/2020 11h33
444
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Portal Leouve
Foto: Divugação / Observatório Espacial Heller & Jung
Foto: Divugação / Observatório Espacial Heller & Jung

Moradores de todo o Rio Grande do Sul relataram ter visto um estranho clarão cortando o céu na madrugada desta quinta-feira (1º). Pouco depois, foi confirmado por especialistas do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, que o fenômeno visto pelos gaúchos era um meteoro.

A explosão do meteoro, que segundo os especialistas foi o maior registrado no Estado desde 2016, aconteceu por volta da 1h sobre a região de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O fragmento entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km e não chegou a tocar o solo.

O meteoro que caiu no RS foi um bólido com magnitude igual ou superior a -4, do tipo que explode no final, geralmente sem tocar o solo. Diferente do fireball, que possui a mesma intensidade, mas não explode no final. Quanto mais baixo o número da magnitude, maior o brilho do meteoro.

Ainda segundo Heller & Jung, a ocorrência de meteoros é muito mais comum do que imaginamos. De janeiro até outubro deste ano foram registrados mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude apenas na área de cobertura do observatório.

Os especialistas ressaltam que o estrondo ouvido pelos moradores da região da Serra foi apenas o som da explosão. Até o momento, não houve relatos de danos em nenhuma localidade.

Vídeo: Bramon Brazilian Meteor Observation Network e Observatório Espacial Heller & JungV / Fonte: Portal Leouve

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.