Quinta, 19 de Maio de 2022
Cidades Guaíba / RS

Guaíba decreta emergência, cria comitê de crise e suspeita de tornado

Município alega não ter sido notificado em tempo hábil pela Defesa Civil estadual.

17/01/2022 às 19h29
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:
Forte temporal atingiu a cidade de Guaíba na tarde desta segunda-feira. Foto: Maurício Teixeira/Twitter/Divulgação
Forte temporal atingiu a cidade de Guaíba na tarde desta segunda-feira. Foto: Maurício Teixeira/Twitter/Divulgação

Os temporais que atingiram a região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira, deixaram um rastro de estragos em Guaíba, onde a prefeitura decretou situação de emergência. O município suspeita da ocorrência de um tornado e alega não ter sido notificado em tempo hábil pela Defesa Civil estadual, que emitiu um alerta no início da tarde. “Apesar de ainda não ter sido classificado como tornado pelo Governo do Estado, o impacto na cidade foi muito grande, gerando perdas e danos para a população”, salienta o governo municipal.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

A prefeita em exercício, Cláudia Jardim, instituiu um comitê de crise que vai priorizar a reorganização do trânsito, a retirada de árvores caídas e o restabelecimento do serviço público, também impactado.

“Articulamos rapidamente o comitê de crise e estabelecemos um plano de ação emergencial para reerguer a nossa cidade”, declarou.

Compõem o comitê de crise representantes do Gabinete do Prefeito, Defesa Civil de Guaíba, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Licitações e Contratos, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral de Município, Assessoria de Comunicação, Diretoria de Habitação, Diretoria de Governança Participativa e Ação Comunitária.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Comunitária atendem as comunidades. A Prefeitura de Guaíba salienta ter recebido um número expressivo de chamadas de socorro e garante que trabalha para que a assistência chegue o mais rápido possível.

Em caso de emergência decorrente do temporal, a Prefeitura de Guaíba disponibiliza um número de WhatsApp de plantão. As mensagens devem ser enviadas para o número (51) 99631.9678.

Telefones para casos de emergência:

– Corpo de Bombeiros: 193

– SAMU: 192

– Brigada Militar: 190

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Guaíba - RS
Sobre o município Notícias de Guaíba - RS