Quinta, 29 de Julho de 2021 08:23
51 98419-1295
Entretenimento Gramado / RS

Começa hoje o Festival de Cinema de Gramado

O evento, adaptado devido à pandemia, terá exibições de filmes pelo Canal Brasil, e debates serão via streaming.

18/09/2020 16h22
344
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto/Divulgação/CP
Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto/Divulgação/CP

Adaptado para o cenário deste ano, o 48° Festival de Cinema de Gramado começa hoje e segue até o sábado do dia 26 de setembro. Devido à pandemia, não haverá programação aberta ao público no cinema da cidade para evitar aglomerações. As exibições de filmes de curtas brasileiros e longas-metragens nacionais e estrangeiros em competição serão exibidos, a partir das 20h, pelo Canal Brasil.

A curadoria foi realizada por Marcos Santuario, Pedro Bial e Soledad Villamil. Os curtas-metragens ficam disponíveis por 24h no aplicativo Canal Brasil Play. Os longas e os curtas-metragens gaúchos, que terão mostras próprias, também poderão ser assistidos no Canal Brasil Play.

Apesar da programação virtual, a cidade não deixa de marcar a realização do evento com uma decoração especial. O presidente da Gramadotur, Rafael Carniel, conta que a cenografia já transporta a cidade para o mundo do cinema. “A cenografia está mais leve, mas nosso Festival é digno desse respeito e nossa cidade merece esse carinho. O Festival está ali, por inteiro, acontecendo, apenas em outro formato. Gramado convida quem está na cidade a assistir em casa, no hotel, onde for, e a fotografar a nossa cenografia. Quem vê as fotos nas redes, também fica sabendo. E quem assistir em qualquer canal, além de curtir cinema de qualidade, será convidado pela própria programação a visitar Gramado, numa proposta de turismo responsável”, comemora Rafael.

As apresentadoras Renata Boldrini e Marla Martins vão falar sobre a programação do evento a partir do palco do Palácio dos Festivais para as câmeras. E o jornalista Roger Lerina vai conduzir os debates com os cineastas participantes, via redes sociais do festival.

Nesta sexta-feira, os filmes em competição a serem exibidos são os curtas-metragens brasileiros “4 Bilhões de Infinitos”, de Marco Antonio Pereira (MG, 15’), e “Receita de Caranguejo” de Issis Valenzuela (SP, 19’45”). O primeiro longa-metragem brasileiro a ganhar a tela é “Por que Você Não Chora?”, de Cibele Amaral (DF), ficção que aborda temáticas femininas e de saúde mental. O longa estrangeiro será “El Silencio del Cazador”, de Martin Desalvo (Argentina).

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.