Segunda, 28 de Setembro de 2020
51 98419-1295
Saúde Gramado / RS

Gramado registra surto de Covid-19 em lar de idosos

Até o momento, 19 pessoas testaram positivo e idosas de 87 e 92 anos morreram.

11/09/2020 11h08
388
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH
Foto: Jonatan Sarmento / Arte GZH

O Centro de Operações em Emergências (COE) e a Vigilância em Saúde de Gramado identificaram a ocorrência de surto de Covid-19 em um lar de longa permanência de idosos. No local, segundo a prefeitura de Gramado, 65 pessoas foram expostas ao coronavírus. Deste contingente, 19 testaram positivo para Covid-19, sendo três funcionários e 16 idosos. Oito testaram negativo, 30 aguardam análise e oito aguardam coleta. Entre os positivos, dois idosos evoluíram para óbito na última quarta e quinta-feira. Com os dois últimos casos, Gramado chegou aos 14 óbitos em decorrência da doença.

Em nota emitida na tarde dessa quinta-feira, os órgãos de saúde informam que todos os procedimentos foram adotados no que se refere ao combate da pandemia do coronavírus no local. “No que tange à Vigilância Sanitária, o estabelecimento passou por vistoria da equipe. O local não tem no seu histórico nada que o desabone e mantinha licença sanitária em dia”, diz o texto.

No comunicado, a Vigilância Epidemiológica informa que tomou conhecimento de idosos sintomáticos na quinta-feira da semana passada, dia 3, por intermédio da Equipe do Hospital Arcanjo São Miguel e também pelo responsável técnico da instituição. “Inicialmente, a Vigilância Municipal acionou a Coordenadoria Regional de Saúde e começou acompanhamento dos idosos e funcionários, considerando o caso como surto de síndrome gripal. Após confirmação laboratorial de alguns funcionários e idosos, a situação foi classificada como surto de Covid-19”.

Segundo a prefeitura, a instituição de longa permanência de idosos tem colaborado com as Equipes de Vigilância em Saúde, seguindo as orientações e medidas indicadas. “A Vigilância Municipal, em parceria com o Estado, seguirá acompanhando a situação e tomando todas as medidas necessárias”, conclui.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Gramado - RS