Quarta, 23 de Setembro de 2020
51 98419-1295
Educação Caxias do Sul / RS

Em Caxias, 40 escolas de Educação Infantil retomam aulas presenciais nesta terça-feira

Escolas receberam planos de contingência e a comunicação de despacho que autoriza o funcionamento.

08/09/2020 09h41
214
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Pioneiro - Grupo RBS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Caxias do Sul está entre as cidades autorizadas a retomar as atividades em escolas de Educação Infantil pelas regras do decreto estadual e, na manhã desta terça-feira (8), 40 instituições, de um total de 150, começaram a retomar as atividades. No início da manhã, os pequenos já marcaram presença nas instituições. Na Xodó da Vovó, no bairro Cinquentenário, Luana Figueredo, 38 anos, coordenadora de RH da escolinha, recebeu Afonso Rossi, dois anos, acompanhado da mãe. A partir de agora, os pais precisam largar o filho no primeiro portão: um professor, então, coloca a criança em um aparelho de desinfecção dos pés por luz ultravioleta.

Na Serra, além de Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Canela, São Marcos e Flores da Cunha devem retornar com as aulas nessa semana.

As escolas do RS só podem reabrir com a documentação em mãos. Caso não tenha autorização, a escola será fiscalizada e pode receber multa por descumprimento de decretos e questões sanitárias. Em Caxias, essa multa pode chegar a R$ 35 mil. Ainda não há um levantamento do número de alunos que retornam nessas 40 escolas, já que, apesar de autorizadas, nem todas recomeçam nesta terça. Alem disso, mesmo que as crianças estejam matriculadas, nem todos os pais são favoráveis ao retorno.

A decisão de permitir a volta às aulas presenciais é polêmica. Mesmo entre profissionais da saúde, os pontos de vista são diferentes. Mas há uma unanimidade: os cuidados terão de ser redobrados para garantir segurança às crianças que retornarão aos prédios das escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul. As instituições terão de seguir uma série de protocolos sanitários, com o objetivo de evitar a contaminação. A Secretaria da Saúde recomenda o uso de máscaras em tempo integral para crianças com mais de dois anos, além da higienização constante das mãos e do distanciamento social.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.