Segunda, 16 de Maio de 2022
Polícia Ijuí / RS

Organização criminosa responsável por homicídios e tráfico de drogas em Ijuí é desemantelada

Nove presos e dois menores apreendidos. Reportagem detalha ações de criminosos.

29/12/2021 às 11h39
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Progresso de Ijuí - FM 92,1
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Ijuí desarticulou uma organização criminosa que atuava em três Estados brasileiros. Após inúmeras investigações coordenadas pelo delegado Gustavo Arais, a organização foi mapeada e a conduta de cada integrante identificada.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Nesta quarta-feira (29) a quadrilha foi desbaratada. Foi identificado que os criminosos atuavam em três Estados brasileiros, nas cidades de Ijuí/RS, Chapecó/SC e Dourados/MS, com o indiciamento e “retirada de circulação” dos onze integrantes, sendo nove adultos e dois adolescentes, sendo representada pela prisão preventiva pelo delito de organização criminosa dos nove adultos, pela internação provisória dos dois adolescentes, bem como pela expedição de seis mandados de busca e apreensão, pleito que teve total parecer positivo do Ministério Público, como igualmente deferimento pelo Poder Judiciário. As investigações tiveram a duração de três meses.

“Representamos por nove prisões preventivas, duas internações provisórias e seis mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos no início da manhã de hoje, resultando em onze pessoas indiciadas e vários elementos probatórios acostados aos autos, gizando que a referida organização criminosa, que abriga membros de duas facções que se aliaram contra uma terceira facção em Ijuí/RS, são responsáveis por vários homicídios recentes na Comarca, bem como pelo tráfico de drogas e vários outros gravíssimos, violentos e hediondos delitos”, disse o delegado Gustavo Arais, responsável pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

Conforme a autoridade policial, o líder da facção é, notória e publicamente, um dos criminosos mais perigosos e violentos do Rio Grande do SUl, sendo alvo de inúmeras ações policiais, tendo sido, em 2016, transferido para um Presídio Federal, mas, hodiernamente, se encontra recolhido no Presídio Estadual de Dourados/MS, de onde comanda e chefia toda a sua organização criminosa. “O mesmo possui, comprovadamente, envolvimento em dezenas de homicídios na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, especificamente na Cidade de Canoas/RS, onde é líder de uma facção criminosa.

Ainda, o líder e seu “braço-direito” (seu sobrinho), possuem amplo envolvimento no sequestro de uma companheira de um dos líderes da facção criminosa rival , sendo ambos “jurados de morte”, tanto é que a ex-companheira do líder foi assassinada em represália aos retrocitados atos”, disse Arais.

O líder e o “braço-direito” se encontram em celas individuais, respectivamente em Dourados/MS e Ijuí/RS, pois a “cabeça” de ambos vale meio milhão de reais, “prêmio”/recompensa oferecida pela facção rival para quem os matar, conforme investigação.

Foi sugerido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário a transferência dos indivíduos acima mencionados para Presídios Federais, como forma de desestabilizar as ações, haja vista que os dois líderes estão há tempo presos e comandando de dentro dos presídios (em Dourados/MS e Ijuí/RS) as ações, captando muitos criminosos em Chapecó/SC, principalmente, pleito que, igualmente foi acolhido pelo Ministério Público em seu Parecer, para que seja cortado, ou, ao menos, dificultado o acesso destes segregados a aparelhos telefônicos. Em relação a este pedido, o Poder Judiciário após o recesso decidirá, haja vista as particularidades para tais transferências.

“Em suma, os onze integrantes da referida organização criminosa (nove adultos e dois adolescentes) estão “envolvidos até o pescoço” em inúmeros homicídios, tráfico de drogas e vários outros hediondos crimes, e, a título de curiosidade, em uma das conversas, planejavam trazer 100 quilos de maconha para Ijuí/RS dentro dos “mocós” de um veículo (discutiam muito para ver qual o melhor automóvel para tanto) a fim de abastecer os pontos de comercialização de drogas”, afirmou Arais.

Ainda, de acordo com o delegado, “finalmente, o “quartel-general” da organização criminosa ficava na Faixa Velha (em Ijuí/RS), local que abrigava e abriga muitos delinquentes de vários Estados do Brasil, e, os integrantes são plurireincidentes”.

Hoje pela manhã, foram cumpridas as nove prisões preventivas, as duas internações provisórias e os seis mandados de busca e apreensão.

Um adolescente de apenas 15 anos foi o autor confesso dos disparos em um homicídio consumado ocorrido no Bairro Glória, em Ijuí/RS, neste ano, bem como esteve envolvido em três homicídios ocorridos este ano no Bairro São Paulo e na Faixa Velha (ambos em Ijuí/RS), além de ter trazido 5kg de maconha de Chapecó/SC para Ijuí/RS, juntamente com um adulto, recentemente.

Já o adolescente de 17 anos organiza a “logística” (“movimentação”) do tráfico de drogas para a organização criminosa, sendo uma espécie de “faz-tudo”, tendo intensa participação no tráfico de drogas, como se apurou nos autos.

Ainda, ambos supracitados adolescentes, auxiliaram enormemente muitos autores de outros homicídios ocorridos em Ijuí, das mais variadas formas, inclusive ocultando e transportando armas, munições, mostrando locais, etc., prestando as mais variadas informações, auxiliando de diversos modos, tudo a mando do líder, com quem entabulavam muitas conversas, como igualmente se comprovou nos procedimentos policiais da DRACO/IJUÍ.

Integrantes da Organização Criminosa (função, idade, naturalidade e consequências das condutas):

01. Líder, 39 anos, Canoas/RS, preso preventivamente e cumprido mandado de busca e apreensão (MBA) em sua cela no P.E.Dourados/MS;

02. “Braço-direito”, 35 anos, Porto Alegre/RS, preso preventivamente e cumprido MBA em sua cela na P.M.E.Ijuí/RS;

03. Integrante, 29 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente;

04. Integrante, 41 anos, São Borja/RS, preso preventivamente e cumprido MBA em sua residência no Bairro São José em Ijuí/RS;

05. Integrante, 44 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente;

06. Integrante, 22 anos, Tupanciretã/RS, presa preventivamente;

07. Integrante, 23 anos, Chapecó/SC, preso preventivamente;

08. Integrante, 19 anos, Chapecó/SC, presa preventivamente;

09. Integrante, 21 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente e cumprido MBA na Faixa Velha em Ijuí/RS;

10. Integrante adolescente, 15 anos, Chapecó/SC, internado provisoriamente e cumprido MBA no Bairro Seminário em Chapecó/SC, e, ao fim e ao cabo,

11. Integrante adolescente, 17 anos, Ijuí/RS, internado provisoriamente e cumprido MBA no Bairro Elizabeth em Ijuí/RS.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Ijuí - RS
Sobre o município Notícias de Ijuí - RS