Quarta, 23 de Setembro de 2020
51 98419-1295
Educação Educação Infantil

Mais dois municípios da Serra autorizam volta às aulas presenciais na Educação Infantil

Garibaldi e Carlos Barbosa também restringem abertura das escolas à rede particular.

05/09/2020 12h48
302
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Pioneiro - Grupo RBS
Em Caxias, escolas também reabrem na terça-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Em Caxias, escolas também reabrem na terça-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Escolas da rede particular da Educação Infantil de Carlos Barbosa e Garibaldi poderão reabrir na próxima terça-feira (8). Os dois municípios editaram decretos em que autorizam o funcionamento, desde que seguidos os protocolos determinados nos planos de contingência das instituições. As duas cidades somam 15 escolas com a possibilidade de reabertura, mas nem todas estarão em funcionamento logo após o feriado, porque algumas ainda se preparam para voltar a receber as crianças.  

Os municípios decidiram aderir à possibilidade de retomada aberta por parte do Estado, que deu autonomia às prefeituras para decidirem. Em Carlos Barbosa, são cinco escolas autorizadas, mas apenas três irão funcionar na terça-feira. Conforme o secretário municipal da Educação, Fabiano Taufer, todas remeteram planos de contingência para análise do município ainda em junho. Como há restrições devido ao distanciamento exigido, conforme o secretário, cerca de 100 crianças devem voltar às escolas da cidade neste primeiro momento. Por enquanto, não há previsão de retorno da rede pública:

— Vamos observar o impacto que vai ter essa abertura das privadas e, durante o mês de setembro, a gente vai observar se é encorajado a abrir as públicas.

Em Garibaldi, a rede pública também permanece fechada. Das 10 escolas autorizadas a funcionar, apenas uma retoma as aulas presenciais na terça. Outras sete voltam ao longo do mês e duas ainda têm datas indefinidas. Em nota, a secretária da Educação do município, Simone Cristina Rosanelli Chies, garantiu que todas também tiveram os planos de contingência aprovados pelo Centro de Operações de Emergência (COE). 

Já são sete municípios da região que decidiram pelo retorno das atividades presenciais. Entre eles, estão os dois mais populosos da Serra: Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Os demais são Flores da Cunha, São Marcos e Canela.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.