Em meio à pandemia, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Júlio de Castilhos precisou adaptar o formato das reuniões. Seguindo o protocolo de segurança e proteção adotado pela Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (ACCIJUC) e pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), o grupo de mulheres começou a utilizar salas virtuais como ferramenta para traçar ideias e alavancar seus produtos e serviços.
O Núcleo das Mulheres Empreendedoras chegou em Júlio de Castilhos há 1 ano, através da FEDERASUL, com o objetivo de fomentar a competitividade das empresas que fazem parte do Núcleo. A Coordenadora do Núcleo, Liziane Fruet, lembra que, inicialmente, os encontros presenciais eram mensais e reuniam 23 empresárias. “O grupo é composto por mulheres empreendedoras das mais diversas áreas, para debatermos sobre negócios. Nos encontros, eram feitas avaliações das empresas, montagem de planos de ação e planejamento estratégico”, conta Liziane.
Com o início da pandemia, o grupo readaptou o formato das reuniões, utilizando plataformas on-line para manter os encontros. Liziane conta que, no início, as reuniões eram semanais e, posteriormente, quinzenais. “Foi um movimento rápido de mudança de hábito para ficar o mais perto possível do cliente. As empreendedoras trocaram ideias, se fortaleceram e pensaram em ações para alavancar os negócios”, acrescenta a Coordenadora.
Nas reuniões on-line, as participantes aprenderam umas com as outras ações que recuperaram seus clientes e seu faturamento rapidamente. Hoje, já se passaram quatro meses desde o início da mudança no formato dos encontros, e as participantes percebem o quanto foi importante manter as reuniões, mesmo nessa nova modalidade. As mulheres puderam se ajudar e se motivar a seguir em frente, apesar das dificuldades. Liziane ainda conta que foi um momento em que as empresárias se desenvolveram e evoluíram, saindo da zona de conforto. “Percebemos que, quanto maior o movimento, maiores os resultados”, finaliza a Coordenadora.
Atualmente, o Núcleo está retomando alguns encontros presenciais, com o grupo dividido e menor número de presenças, adotando todos os protocolos de proteção e higienização necessários.
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.
Mín. 19° Máx. 31°