Terça, 04 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Cidades Porto Alegre

Jadim Botânico: O bairro verde de Porto Alegre

O bairro Jardim Botânico fica localizado em Porto Alegre próximo aos bairros Partenon, Petrópolis e Santana. Quer saber mais?

26/07/2020 21h22
118
Por: Redação Acontece no RS
Pórtico do Jardim Botânico de Porto Alegre
Pórtico do Jardim Botânico de Porto Alegre

Jardim Botânico é um bairro da capital Porto Alegre. O Jardim Botânico foi criado através da lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, lei está que criou os mais tradicionais bairros de Porto Alegre.

O bairro Jardim Botânico teve origem a partir de sua principal atração e ponto turístico, o Jardim Botânico de Porto Alegre, aberto ao público em 1958. Antes da inauguração do parque, a área em que este estava situado era conhecida como Vila Russa ou Vila São Luiz.

O desenvolvimento e crescimento do bairro Jardim Botânico ocorreu através da ampliação da Avenida Ipiranga, que deu origem a principal atração que dá nome à região e tem como limite os bairros Petrópolis, Jardim do Salso e Partenon No fim da década de 1970 aconteceu um grande investimento habitacional com a construção do Condomínio Felizardo Furtado, onde residem cerca de quatro mil e quinhentos moradores. O condomínio é um dos mais organizados e de melhor infraestrutura da capital, localizado em um ponto estratégico do bairro.

Outro fator de crescimento e desenvolvimento do Jardim Botânico foi o estabelecimento da sede da Escola Superior de Educação Física (ESEF), em 1963, instituição está que foi anexada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1969. Hoje, a Escola e estrutura de que dispõe estão localizadas dentro do Campus Olímpico da universidade.

No Jardim Botânico está localizado também um dos mais completos núcleos hospitalares do Estado, o Hospital São Lucas, que foi aberto ao público no ano de 1976. A instituição, administrada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atende hoje a convênios particulares e também ao Sistema Único de Saúde. Próximo do Hospital está localizado o parque esportivo da PUCRS.

Em relação a infraestrutura e qualidade de vida dos moradores, o bairro Jardim Botânico é pensado para quem busca tranquilidade e acessibilidade, com farto comércio espalhado pela vizinhança. Quem mora por lá tem como quintal de casa o Shopping Bourbon Ipiranga, principal centro comercial da região, além de contar com inúmeros estabelecimentos, como farmácias, supermercados, agências bancárias, lojas de diversos setores e restaurantes, principalmente na Rua Barão do Amazonas, uma das vias que interliga as Avenidas Ipiranga e Protásio Alves. Além disso possui fácil acesso às principais saídas da cidade, como a Região Central e o Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Para quem está na fase de escola dos filhos ou em fase de graduação e precisa de acessibilidade, o bairro Jardim Botânico é perfeito. A região conta com diversas escolas, espaços de recreação infantil e está próxima das duas principais universidades de Porto Alegre – a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo a Escola Superior de Educação Física (ESEF) situada nas dependências do bairro, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O Jardim Botânico pode ser considerado extremamente plural, tanto por atender famílias mais tradicionais que estão na região há algum tempo, quanto por estar aberto aos universitários que passam por lá em busca de abrigo durante seus anos de graduação.

A qualidade na infraestrutura do bairro está exatamente na união entre os diversos fatores que o tornam único e viável: a tranquilidade das ruas que misturam casas e prédios, grande quantidade e qualidade do comércio no entorno, rica área de lazer para frequentar com a família e os amigos e a variedade na educação com a riqueza de instituições escolares que existem por lá.

Parque Jardim Botânico

O Parque Jardim Botânico, fundado em 1958 a partir da extinta Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, possui cerca de 39 hectares com coleções de plantas identificadas e catalogadas em seu espaço, localizado entre as avenidas Cristiano Fischer e Salvador França, é uma das atrações que dão sentido ao bairro.

Além da presença do famoso parque, pela região também encontramos outras áreas arborizadas de lazer para curtir com a família, como o Parque Ararigboia, a Praça Frei Orlando e a Praça das Nações Unidas.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.