Quarta, 19 de Janeiro de 2022
Geral Porto Alegre

Avião retorna ao Salgado Filho, em Porto Alegre, após colidir com ave; vídeo

Câmera registra problema de motor de Airbus da Latam que viajaria até Brasília.

17/11/2021 às 10h14 Atualizada em 17/11/2021 às 10h26
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Portal AU Online
Compartilhe:
Divulgação Aeroin
Divulgação Aeroin

Uma aeronave Airbus da Latam teve de retornar ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, minutos após a decolagem, ao bater contra uma ave, na noite desta terça-feira. De acordo com a assessoria da Fraport, que administra o Aeroporto, o voo LA-3090, com destino à Brasília, decolou e, em seguida declarou bird strike (colisão com ave).

A aeronave modelo A321 teve perda de potência no motor. Por conta disso, retornou ao aeroporto e realizou o pouso em segurança, conforme a Fraport, às 19h38min.

A Latam informou que a aeronave partiu às 18h50min, colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre e aterrissou “em completa segurança”.

“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA 3090 (Porto Alegre –Brasília), que partiu às 18h50 de hoje (16), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto de Porto Alegre. A aeronave retornou para o aeroporto de origem, e aterrissou em completa segurança às 19h32. A aeronave passará por manutenção, e os passageiros foram acomodados em voos programados para amanhã (17). A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.“

Câmera registra problema de motor de avião da LATAM ao decolar de Porto Alegre

De acordo com a publicação do site Aeroin, o incidente envolvendo o Airbus A321 da LATAM Brasil foi registrado em vídeo no início da noite desta terça-feira, 16 de novembro, quando a aeronave decolava do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O momento, incluindo as comunicações de rádio, foi captado através da câmera que mostra ao vivo a movimentação do aeroporto gaúcho, no canal “Câmera Aeroporto Salgado Filho” no YouTube.

No vídeo abaixo, às 19 horas 12 minutos e 04 segundos (veja o marcador de horário no canto superior direito da gravação), você conseguirá observar o motor esquerdo emitindo chamas no exato momento em que o jato surge por detrás do prédio e das árvores.

Pouco depois, às 19 horas 13 minutos e 34 segundos, ouve-se um dos pilotos reportando “pan pan, pan pan, pan pan” (sinal de urgência sem risco iminente) ao controlador de tráfego aéreo e explicando que o avião apresentava forte vibração no motor esquerdo.

Vale sempre ressaltar que, mesmo com problema em um motor ou, quando necessário, com o desligamento completo do mesmo, as aeronaves bimotoras são plenamente capazes de continuar voando com a potência do motor remanescente.

Dados das plataformas de rastreamento online, mostram a trajetória da aeronave desde a decolagem até o retorno ao Aeroporto Salgado Filho, incluindo as duas órbitas completadas durante a ocorrência.

A trajetória do voo da A321 nesta terça-feira – Imagem: FlightRadar24

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Alegre - RS
Sobre o município Notícias de Porto Alegre - RS