Quinta, 13 de Agosto de 2020
51 98419-1295
Geral Caxias do Sul / RS

Cachorro é encontrado enforcado no Parque dos Macaquinhos em Caxias do Sul

Movimento Gaúcho de Defesa Animal apresentou notícia crime ao Ministério Público sobre o caso.

22/07/2020 21h34
513
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Pioneiro - Grupo RBS
Foto: Aline Ecker / Agência RBS
Foto: Aline Ecker / Agência RBS

O funcionário da Codeca, Mauro Rogério Santos da Silva, 36 anos, presenciou cenas chocantes de crueldade contra um cão em Caxias do Sul. Ele trabalha na varrição do Parque Getúlio Vargas (dos Macaquinhos). Na segunda-feira (20), por volta das 7h30min,  uma senhora passou por ele, para seguir caminhando, mas voltou logo em seguida, assustada, pediu ajuda para retirar um cachorro, de pelagem caramelo, de uma árvore onde ele foi enforcado. Silva e outro colega acompanharam a mulher até a parte do Parque que fica atrás da Câmara de Vereadores:

- Fiquei abalado com a cena. Foi um choque ver o cachorro. Tiramos ele de lá, e confesso que fiquei sem saber o que fazer, e colocamos ele no contêiner de lixo. Não foi um acidente, ele estava amarrado, fizeram de maldade. Fiquei arrasado e abalado pelo cachorro, e com ódio de pensar que alguém que se diz humano fez isso.

Ele postou a fotografia nas redes sociais para dividir a dor que sentiu ao ver o cão, e também como um alerta à comunidade:

- É uma área bem escura do parque, e as pessoas precisam tomar cuidado. E também postei para que as autoridades investiguem e cheguem ao culpado por matar o animalzinho. A cena é muito triste.

A postagem gerou comoção e revolta em quem visualizou a foto.

- Gosto de animais, sempre tive cachorro. Me sinto revoltado e com um misto de ódio por quem fez mal a um ser inocente e tristeza pela vida do cão.

Ele acredita que a brutalidade tenha acontecido na madrugada do domingo (19). A reportagem contatou a Guarda Municipal para questionar se há câmeras de monitoramento no Parque que possam ter flagrado o autor do crime.

- A câmera não armazena as imagens, mas vamos ampliar as ações de prevenção durante o patrulhamento no parque. Pedimos à população que acione a Guarda Municipal caso presenciem atos de maus tratos aos animais. Podem ligar para o 153 ou até mesmo ir até a prefeitura na base dos servidores. Como não fomos comunicados possivelmente ocorreu durante a madrugada - acredita o diretor da Guarda Municipal, Jéferson Ricardo Vargas.

O vereador Rafael Bueno (PDT), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores se reuniu na tarde de terça-feira (21) com a chefe de Gabinete da prefeitura, Grégora Fortuna e com o secretário de Segurança Hernest Larrat dos Santos Júnior.

- Estive reunido com a prefeitura para cobrar ações da Secretária de Segurança porque existe lei de proteção aos animais e elas tem que ser cumpridas. Solicitei providências sobre esse caso, e solicitei acesso às imagens das câmeras de segurança porque quem fez essa crueldade precisa ser responsabilizado. O secretário garantiu que acionará a guarda para ampliar ações de segurança no parque.  

NOTÍCIA CRIME

O Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA) apresentou notícia crime ao Ministério Público (MP) sobre o caso.

- Enviamos por e-mail para o MP como notícia crime requerendo a instauração de inquérito para que investiguem e cheguem ao "culpado". Infelizmente essa questão de maus tratos com animais está em grande retrocesso. Ao mesmo tempo as pessoas têm se mostrado mais indignadas e se comovem. Só que não se avança em coisas concretas. Os animais não precisam da nossa pena, eles precisam de nossas atitudes - indigna-se Sandra Royo, advogada e diretora geral do MGDA.

Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!

Assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.