Domingo, 08 de Novembro de 2026

Orquestra Infantil da Banda Municipal de Uruguaiana abre inscrições

Crianças de 8 a 12 anos, com frequência escolar na rede pública de educação, poderão participar da turma de flauta doce.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
08/10/2021 às 10h53
Orquestra Infantil da Banda Municipal de Uruguaiana abre inscrições
São 25 vagas e as inscrições ocorrem até as vagas serem preenchidas | Foto: PMU / Divulgação / CP

A Escola de Música da Banda Municipal de Uruguaiana está com inscrições abertas para ingresso no grupo de musicalização infantil "Orquestra Doce". Crianças de 8 a 12 anos, com frequência escolar na rede pública de educação, estão aptas a participar da turma de flauta doce. São 25 vagas e as inscrições ocorrem até as vagas serem preenchidas.

Para efetuar a matrícula, o responsável pela criança deve comparecer na sede da Banda Municipal, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, portando cópia do comprovante de endereço; cópia de certidão de nascimento ou cópia do registro geral (identidade) da criança; e cópia do parecer escolar ou atestado de frequência do aluno. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. A matrícula e as aulas são totalmente gratuitas. O aluno não precisa possuir o instrumento musical para a aula, pois é cedido pela Escola de Música.

A Banda Municipal convencional conta hoje com 103 componentes, com idade de 9 a 21 anos. No Centro Cultural, a Banda Municipal possui o Laboratório de Ensino Científico, com o nome "Maestrina Chiquinha Gonzaga", em homenagem ao ícone da Música Popular Brasileira, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, e o Laboratório de Performance Musical "Mestre Antônio Carlos Gomes", o qual homenageia outro símbolo da música nacional.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

Cultura Há 2 semanas

Thomas Machado celebra reconhecimento no 18 Under 18, relembra o The Voice Kids e fala sobre nova fase da carreira

Em entrevista exclusiva ao Acontece no RS, cantor de 18 anos destacou a importância de preservar as tradições gaúchas, apresentou o projeto “Pra Sempre Gaúcho” e revelou novidades para 2027.

Espumoso / RS Há 2 semanas

Memória da Pratinha e lendas do Jacuí ganham destaque em entrevista com César e Rosane Pierezan

Em entrevista ao Acontece no RS, casal falou sobre a construção do livro “Pratinha no Coração – Raízes e Memórias”, o sentimento de pertencimento à comunidade e a obra “O Minhocão do Jacuí e os Lagos Encantados”

Espumoso / RS Há 1 mês

Oficinas de pintura com Wagner Borges incentivam a criatividade e valorizam a cultura rural em Espumoso

Wagner Borges desenvolve oficinas de pintura e desenho na Casa da Cultura de Espumoso. Atividades ocorrem às quartas-feiras e ainda têm vagas.

Espumoso / RS Há 1 mês

Canta Espumoso 2026 abre inscrições e terá mais de R$ 12 mil em premiação

Festival será realizado em 6 de dezembro, no Largo dos Direitos Humanos, e receberá inscrições até 30 de outubro, com mais de R$ 12 mil em prêmios.

Espumoso / RS Há 2 meses

Patrão e patroa destacaram trabalho coletivo durante noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas

Patrão Tadeu Medeiros Almeida e patroa Adriane Parizotto Almeida destacaram o trabalho coletivo durante a noite do Ovelhaço no CTG Sinuelo das Coxilhas, em Espumoso.