Terça, 17 de Maio de 2022
Cidades Porto Alegre

Porto Alegre: aprovado financiamento de R$ 60 milhões para recuperação de vias da cidade

Recurso deve ser administrado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb)

29/09/2021 às 22h09
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:
Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba
Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira, um financiamento de R$ 60 milhões para a recuperação de vias em Porto Alegre. O valor vai ser financiado pelo Banco do Brasil e administrado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). O objetivo é utilizar o recurso em três diferentes áreas: execução de serviços de recuperação de vias já previstos, estudo e diagnóstico para serviços futuros e contratação de um sistema de gerenciamento da malha viária de Porto Alegre.

Parte do valor deve ser utilizado na execução do lote três da recuperação estrutural, incluindo trechos de vias importantes da zona Norte, como as avenidas Assis Brasil, Sertório e Bernardino Silveira Pastoriza, além da rua dos Maias. O modelo de recuperação envolve o estudo prévio da estrutura, a retirada do asfalto antigo (fresagem) e recuperação da base e sub-base da pista antes da aplicação do asfalto novo.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, revela que com os recursos também vai ser possível construir rampas de acessibilidade, novas bocas de lobo e também a realização de drenagem. Segundo o titular da Pasta, o financiamento é uma vitória da Prefeitura de Porto Alegre e, principalmente, do cidadão que utiliza as vias da cidade.

O recurso também vai ser destinado à execução de serviços de recuperação (lotes 1 e 3) realizados em pontos onde o estado de conservação da via ainda não está muito danificado. O asfalto antigo é removido antes da aplicação do novo pavimento. Os lotes incluem trechos de vias como a avenida Princesa Isabel e as rua Carlos Trein Filho e Anita Garibaldi. Parte desses recursos vai ser utilizada na recuperação de outras 36 ruas e avenidas de Porto Alegre.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.