
O Município de Santa Cruz do Sul tomou ciência de um óbito relacionado à clínica geriátrica Laranjeiras que ocorreu na sexta-feira, dia 8 de maio. Inicialmente, a morte da mulher de 67 anos foi tratada como natural, o que foi confirmado em atestado de óbito. No entanto, segundo informações preliminares apuradas pela Prefeitura, a residente faleceu em razão de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Tendo em vista que tal situação não foi notificada à Secretaria Municipal de Saúde, não foi possível realizar teste rápido, coleta de sangue e coleta de material para exame de Covid-19 por conta da preparação do corpo e procedimento de tanatopraxia, realizados antes da ciência da Prefeitura.
No domingo à noite, já informado dos fatos, o Município solicitou que o corpo não fosse sepultado a fim de realizar necropsia. Diante das informações recebidas do governo do Estado, de que não seria possível investigar o óbito, e da impossibilidade de realização via Instituto Médico Legal (IML), a Prefeitura, após reunião com o Ministério Público, decidiu liberar o corpo para sepultamento nesta segunda-feira pela manhã.
A residente foi considerada, oficialmente, o primeiro óbito de morador de Santa Cruz, classificado dessa forma pela Vigilância Epidemiológica do Estado em razão de critério clínico epidemiológico. A informação ainda não consta nos dados da Secretaria Estadual de Saúde porque foi notificada na tarde desta segunda-feira, 11. Todos os idosos residentes nas duas unidades da instituição (44 pessoas) passaram por coleta de material para teste de Covid-19.
Até as 17h20 desta segunda-feira, Santa Cruz registrou 46 casos de moradores locais que tiveram a Covid-19 confirmada. Desses, 24 estão relacionados ao surto na clínica Laranjeiras. Além deles, Santa Cruz investiga mais 21 casos suspeitos de moradores da cidade. Outros 10 moradores de municípios da região tiveram a doença confirmada em Santa Cruz. Entre eles, dois estão ligados ao surto na clínica geriátrica. Três pacientes relacionados ao surto seguem internados no hospital.
Quer fazer parte do grupo do Portal Acontece no RS no WhatsApp? CLIQUE AQUI para entrar no grupo!
Curta também nossa página no Facebook, assim você fica sempre atualizado com as últimas notícias de todo o Rio Grande do Sul.
Acontece no RS no Facebook: https://www.facebook.com/acontecenors