Sábado, 16 de Outubro de 2021
Polícia Taquara / RS

PF cumpre novos mandados em investigação sobre desvios de recursos públicos em Taquara

Investigação apura irregularidades em contrato com associação civil.

31/08/2021 às 15h13
Por: Redação Acontece no RS Fonte: Rádio Guaíba
Compartilhe:

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam, nesta terça-feira (31), mais uma ação de combate aos desvios de recursos públicos na saúde. A força-tarefa recebeu o nome de “Tomentella”, e consiste em dez mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Porto Alegre, Taquara, Pelotas e Santa Vitória do Palmar.

A operação é decorrente de uma investigação que teve início em 2018 e apura o contrato da prefeitura de Taquara e o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), que foi responsável pela administração do Hospital Bom Jesus entre 2016 e 2017. A entidade recebeu R$ 16 milhões em recursos federais no período.

De acordo com a PF, parte desses valores foi usada no pagamento de despesas não autorizadas, em proveito próprio e em favor de outras empresas. Os investigados podem responder pelos crimes de apropriação/desvio de bens ou rendas públicas, peculato, dispensa irregular de licitação, organização criminosa, corrupção passiva e ativa.

Histórico

O Isev já havia sido alvo da Polícia Federal durante a Operação Camilo, deflagrada no ano passado com o objetivo de apurar a ocorrência de crimes na administração do Hospital de Rio Pardo. Na oportunidade, a corporação estimou em R$ 15 milhões os potenciais prejuízos em desvio de recursos provenientes do Estado e da União.

Prisão

A assessoria de imprensa da PF confirmou, no final da manhã, que os agentes efetuaram uma prisão em flagrante durante o cumprimento do mandado de busca em Pelotas. O detido, que não teve a identidade revelada, foi enquadrado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

*As informações foram atualizadas às 12h43min de 31/08/2021.

> Receba todas as notícias do Portal Acontece no RS no seu WhatsApp. Clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Taquara - RS
Sobre o município Notícias de Taquara - RS