Sábado, 08 de Agosto de 2026
Publicidade

Museu do Ipiranga restaura quadros com dinheiro de doações

Recursos do Bank of America Art Conservation Project deve beneficiar nove obras expostas no salão nobre da instituição

Por: Redação Acontece no RS Fonte: R7
24/08/2021 às 11h05

O Museu do Ipiranga, da USP (Universidade de São Paulo) recebeu doação de recursos para o restauro de noves obras que estão expostas no Salão Nobre além da famosa Independência ou Morte, de Pedro Américo. A doação foi feita pelo Bank of America Art Conservation Project.

Continua após a publicidade

Como informa o Jornal da USP, o restauro das obras conta com uma equipe de dez profissionais que iniciou os trabalhos em julho. A conclusão está prevista para maio de 2022. Um livro deve ser produzido contando os bastidores do restauro e a história das obras. A operação inclui procedimentos como remoção de verniz, sujeira, preenchimento de perfurações, planificação, reentelagem, renovação de molduras e chassis, restauro de dourações, retoques, e, por fim, aplicação de vernizes de proteção.

Continua após a publicidade

O Museu do Ipiranga está fechado desde 2013, passa por reformas, restauro e ampliação e deve ser reaberto em setembro de 2022. 

Continua após a publicidade