Quinta, 29 de Outubro de 2026

André Janones confirma viagem à Espanha para ajudar Pedro Sánchez nas eleições

Deputado confirmou embarque para Madri neste domingo, após atuar na campanha digital de Lula e receber convite para auxiliar Pedro Sánchez na eleição espanhola.

Por: Redação Acontece no RS
29/10/2026 às 08h11
André Janones confirma viagem à Espanha para ajudar Pedro Sánchez nas eleições
Foto: Divulgação

O deputado federal André Janones confirmou que viajará neste domingo para Madri, onde deverá auxiliar o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez na campanha eleitoral. Sánchez concorre pelo Partido Socialista Operário nas eleições marcadas para 29 de novembro.

A informação foi divulgada pela coluna de Matheus Leitão, do Metrópoles. O convite havia sido revelado anteriormente, quando a participação do parlamentar ainda estava em negociação e os detalhes da viagem permaneciam em discussão.

Segundo Janones, o embarque para a Espanha já está confirmado. A articulação ocorreu após sua atuação na campanha digital pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante o segundo turno das eleições brasileiras, Janones teve participação nas mobilizações pelas redes sociais e foi associado ao canal de WhatsApp “Exército do Lula”, que reuniu mais de 10 milhões de participantes. Lula terminou a disputa com 51,79% dos votos válidos, contra 48,21% de Flávio Bolsonaro (PL).

Natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Janones trabalhou como cobrador de ônibus antes de ingressar na política. Ele disputou a prefeitura do município em 2016 e, dois anos depois, foi eleito deputado federal pelo Avante.

O parlamentar também recebeu convite da presidenta do México, Claudia Sheinbaum, para visitar o país e discutir ações conjuntas entre setores da esquerda brasileira e mexicana. A viagem ainda não tem data definida. Políticos da Venezuela também teriam procurado Janones em busca de apoio político.