
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 306 não registraram Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre janeiro e setembro de 2026. O número representa 61,57% das cidades gaúchas, conforme levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os dados também mostram que outros 133 municípios, equivalentes a 26,76% do total, contabilizaram entre uma e três ocorrências no período. Com isso, 439 cidades gaúchas, ou 88,33%, tiveram no máximo três registros desses crimes durante os primeiros nove meses do ano.
A classificação de Crimes Violentos Letais Intencionais abrange ocorrências como homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O levantamento também considera infanticídio, aborto, induzimento ou auxílio ao suicídio, homicídio doloso no trânsito e mortes decorrentes de oposição à intervenção policial.
As informações integram o Relatório Estatístico de Indicadores Criminais, disponibilizado pela SSP. Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, os resultados fazem parte de uma trajetória de redução dos índices de criminalidade no Estado.
O comandante atribuiu parte dos resultados ao trabalho conjunto das forças de segurança dentro do programa RS Seguro. Ele também ressaltou a colaboração com autoridades policiais do Uruguai, da Argentina e de Santa Catarina, especialmente nas ações de segurança em regiões de fronteira e divisas.
Entre as estratégias adotadas pela Brigada Militar estão as Operações Convergência, direcionadas ao combate ao crime organizado, com prisões e apreensões. A corporação também investe na capacitação dos policiais, utilizando treinamentos com situações práticas, além de ferramentas de planejamento para melhorar a distribuição das equipes e a eficiência do patrulhamento.
A Brigada Militar espera que os indicadores consolidados até dezembro confirmem mais um ano de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais no Rio Grande do Sul.