
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) removeu, somente no último domingo, 20 toneladas de resíduos como galhos e troncos na orla de Porto Alegre após as chuvas dos últimos dias. Os trabalhos estão concentrados nas regiões Central, Sul e extremo Sul, somando 50 garis e mais equipamentos como retroescavadeiras, caminhões truck e caminhões toco. O diretor-geral do DMLU, Carlos Hundertmarker, disse que os trabalhos transcorrem dentro do planejado. A situação é muito parecida com a do município de Guaíba, que havia removido por volta de 220 toneladas da orla até domingo, no Guaíba.
Nesta segunda-feira, havia, até o meio-dia, um alerta em curso de inundação para as regiões das ilhas e extremo Sul, de acordo com a plataforma POA Clima, mantida pela Prefeitura. Hoje o dia iniciou com nebulosidade e nevoeiro em alguns pontos da Capital. A partir do início da tarde, o sol aparece entre muitas nuvens, mas há condição para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo.
A instabilidade permanece durante a noite. Os acumulados previstos são de aproximadamente 30 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Os ventos sopram predominantemente de sudeste, com intensidade média de 15 quilômetros por hora e rajadas que podem chegar a 60 quilômetros por hora, associadas às instabilidades. A temperatura mínima registrada foi de 16°C e a máxima prevista para o dia é de 23°C.
Na terça-feira, o tempo segue instável, com previsão de chuva de moderada intensidade desde a madrugada e ao longo de todo o dia, podendo ser acompanhada de descargas elétricas. Os acumulados ficam em torno de 35 milímetros e rajadas de até 60 quilômetros por hora. A quarta poderá ser o dia com maior volume de chuva da semana, com precipitação ao longo de todo o dia, e acumulados de 40 milímetros, e maior intensidade entre a madrugada e a manhã, com rajadas em torno de 70 quilômetros por hora.