Terça, 28 de Julho de 2026
Publicidade

Líder de facção criminosa do Amapá é preso em Porto Alegre durante operação do Ministério Público

Investigado era procurado por envolvimento com tráfico, comércio ilegal de armas e homicídios.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
23/07/2026 às 13h14
Líder de facção criminosa do Amapá é preso em Porto Alegre durante operação do Ministério Público
Prisão foi efetuada na manhã desta quinta-feira na Capital Foto : MPRS / CP

Um dos líderes de uma facção criminosa com atuação no Amapá foi preso nesta quinta-feira em Porto Alegre durante uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em apoio ao Ministério Público do Amapá (MPAP) e à Brigada Militar.

Continua após a publicidade

A prisão faz parte de um desdobramento da Operação Convergência Nacional-Amapá, que investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, homicídios e outros crimes violentos.

Continua após a publicidade

O investigado era alvo de mandado de prisão preventiva expedido na primeira fase da operação, deflagrada em 17 de junho, mas não havia sido localizado. Após ações de inteligência e monitoramento, seu paradeiro foi identificado na Capital.

Continua após a publicidade

Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos equipamentos eletrônicos e documentos que serão submetidos à análise técnica no curso das investigações.

Com a prisão realizada em Porto Alegre, sete dos dez investigados alvos da operação já foram capturados. Nas fases anteriores, cinco pessoas haviam sido presas, sendo quatro no Amapá e uma em Campinas (SP). Posteriormente, um sexto integrante foi localizado em Macapá.

Segundo o Ministério Público, a organização criminosa atuava principalmente no tráfico de entorpecentes e no comércio ilegal de armas de fogo, além de recrutar adolescentes para ampliar o domínio territorial da facção. Os investigados também são suspeitos de participação em crimes de extrema violência registrados na capital amapaense.

A Operação Convergência Nacional-Amapá integra uma iniciativa coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), ligado ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público brasileiro (CNPG).