Quarta, 29 de Julho de 2026
Publicidade

Lula, Lupi e Juliana Brizola: caminho para uma aliança entre PT e PDT no RS

Articulações no campo crescem e há expectativa de novas movimentações após o Carnaval.

Por: Redação Acontece no RS Fonte: Correio do Povo
11/02/2026 às 23h16
Lula, Lupi e Juliana Brizola: caminho para uma aliança entre PT e PDT no RS

Nos últimos dias as negociações envolvendo o PDT e PT no Rio Grande do Sul cresceram. Em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, assegurou a aliança entre as siglas, sendo a cabeça de chapa liderada pela pré-candidata trabalhista, Juliana Brizola. Rapidamente, articuladores do grupo que apoia o pré-candidato petista Edegar Pretto, além do próprio, asseguraram que não iriam abrir mão da cabeça.

Continua após a publicidade

Na semana passada, um encontro entre Lupi e o presidente nacional do PT, Edinho Silva, reacendeu o impasse externo. Lupi postou foto dizendo que o encontro havia sido para discutir as alianças regionais. Em seguida, Edinho negou e disse que o tema não foi discutido.

Continua após a publicidade

Pois, na noite desta quarta-feira, uma nova foto movimenta os bastidores. O presidente Lula recebeu, no Palácio do Planalto, Lupi e Juliana Brizola. Pelo sorriso e as mãos dadas, o clima foi amistoso. Conforme Lupi publicou em rede social, “diálogo franco e respeitoso sobre o futuro do Estado”.

Continua após a publicidade

Nos bastidores, consta que Lupi e Juliana pediram apoio a Lula na articulação do cenário estadual. Há quem preveja uma movimentação após o Carnaval, leia-se, próxima semana. No Estado, o PDT enfrenta dificuldade com o apoio de parte do partido ao governo Eduardo Leite, que tem como nome preferencial à disputa o vice Gabriel Souza (MDB).

Enquanto isso, o PT estadual projeta para o próximo dia 24 de fevereiro um encontro para definir o início de uma caravana de mobilização pelo interior do Estado.

Juliana e Edegar foram lançados pelos seus respectivos partidos no final do ano passado. Ambos não têm vice. Além disso, no caso de Edegar, a chapa ao Senado está fechada com Paulo Pimenta (PT) e Manuela D’Ávila (PSol). O peso favorável ao petista é o resultado na eleição de 2022, quando quase foi para o segundo turno. Atualmente está na presidência da Conab.